Quarta aula do Curso Abdias Nascimento abordará o racismo no Brasil

Na próxima terça-feira (11/09), o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realiza o IV Encontro do Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial, que, desta vez, explora o tema “Racismo no Brasil – Conceitos e Construções”. O convidado principal é o professor Luís Tomas Domingos, doutor em Anthropologie et Sociologie du Politique na Universite de Paris VIII.

O objetivo da discussão é a compreensão pelos profissionais da comunicação da formação do chamado “racismo à brasileira”, abordando questões como a cristalização da diferenciação racial ou apagamento simbólico da população negra do país.

As formas de racismo, ou as características da violência, também serão exploradas, desde as manifestações preconceituosas construídas no pensamento pós-abolição até os acontecimentos contemporâneos em espaços institucionais.

Conforme Silvia Maria Vieira, coordenadora pedagógica do projeto, o racismo atravessa as relações sociais e precisa desvendado e debatido. “Uma parte da sociedade e da mídia afiançam cinicamente a inexistência do racismo. Com isso, acabam promovendo a impunidade dos atos discriminatórios, a invisibilidade, o silenciamento e o genocídio da população negra”, afirma a professora doutora em educação brasileira.

Currículo do convidado:

Professor Luís Tomas Domingos

Luís Tomás Domingos é formado em Filosofia – Seminário Maior de Santo Agostinho (1989) – Moçambique, possui a Graduação em Sociologie – Universite de Paris VIII (1996) – França; Graduação em Ethnologie – Universite de Paris VIII (1997) -França, Mestrado em Anthropologie et Sociologie du Politique et du Développement – Universite de Paris VIII (1998) – França; e Doutorado em Anthropologie et Sociologie du Politique – Universite de Paris VIII (2002) – França. Atualmente é professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB – Ceara/Brasil. Docente e Vice- Coordenador local do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia – PPGA da Universidade Federal do Ceará – UFC e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB. Docente do Programa de Pós-graduação, Mestrado Acadêmico em Sócio-Biodiversidade Tecnologias Sustentáveis – MASTS, UNILAB. Docente do curso de Antropologia – UNILAB. Coordenador do Núcleo dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros – NEAAB – UNILAB. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia da Política, com ênfase em Antropologia Social e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: identidades sociocultural e política, étnico-raciais, religiosidade de Matriz Africana, estudos Africanos e Afrodescendentes, África, Brasil. Possui 1 livro publicado. Possui vários artigos e itens de produção bibliográfica e técnica. Atua na área de Antropologia. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e multicultural são: Identidades e diversidades culturais nos processos de integração social, Questões de identidades étnicas e formação de Estado-Nação em África (Moçambique), região do Vale de Zambeze, Religiosidade de Matriz Africana, Cristianismo, Cultura Afro-brasileira, Etnicidade e Conflitos Socioculturais.]

Textos do professor participante e da equipe pedagógica:

Artigo – Entre estigmas e traumas da escravidão e colonização (1)

CONCEITUAÇÕES BÁSICAS SOBRE O RACISMO (2)