Rádio e TV: Empresários recuam na retirada de direitos da categoria

Os donos de mídia eletrônica do Ceará recuaram na tentativa de excluir as cláusulas da gratificação da área policial, do adicional do repórter-cinematográfico, das transferências, da assistência social, do livre acesso e da comunicação de admissão e demissões. Esse foi o resultado prático da terceira rodada de negociações da Campanha Salarial de Rádio e Televisão 2019, cuja reunião foi realizada na última quarta-feira, 20 de fevereiro, na Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRTE/CE). Os representantes patronais, diferentemente do comportamento empregado no segmento de mídia impressa, trouxeram respostas para os contrapontos colocados pelos jornalistas no último dia 6 de fevereiro.

Sobretudo no caso da gratificação policial e do valor colocado para os equipamentos do próprio repórter-cinematográfico, os representantes patronais consideraram os argumentos do Sindjorce, que explicou, na rodada anterior, a aplicação de cada benefício. “As TVs estão recheadas de programas policiais. A hipótese de excluir esse direito seria também condicionada ao fim destes programas, que sabemos que não irá acontecer”, destacou Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e diretor de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Para outros dispositivos em debate na Convenção Coletiva, Neto Medeiros, negociador contratado pelo Sindatel, apresentou pequenas mudanças de redação, que devem ser avaliadas pelos trabalhadores. Há ainda outras questões para as quais Neto disse precisar fechar questão junto aos donos de rádio e televisão do Ceará. O negociador patronal justificou, por fim, que ainda não definiram a contraproposta dos empresários para o índice de reajuste salarial dos seus empregados.

Por sua vez, a bancada laboral elogiou a agilidade na devolutiva das respostas e também frisou que é importante rapidez também na apresentação da proposta de reajuste salarial. “Não precisamos repetir o alongamento das negociações de jornais e revistas, assim como podemos adotar uma matemática geral mais fruitiva para estes dois debates. Nos locais de trabalho, os empregados esperam por reajuste e pelo retorno dos benefícios da Convenção”, argumentou o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas.

A próxima rodada de negociação ficou agendada para o dia 27 de fevereiro, na sede da SRTE/CE.