Rádio e TV: Empresas retiram alterações em horas extras e auxílio creche

Donos de emissoras de rádio e televisão do Estado retiraram da mesa de negociação a proposta de alterar horas extras e reduzir o auxílio creche dos jornalistas. A medida foi anunciada pelo preposto das empresas na última negociação, realizada no dia 5 de julho, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE). Com a decisão, a Convenção Coletiva de Trabalho 2018 repetirá o texto histórico nas cláusulas referentes a horas extraordinárias e auxílio creche.

O entendimento entre as partes foi resultado de uma conversa realizada no dia anterior (04/07), entre a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, e o secretário-geral da entidade, Rafael Mesquita; a presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e TV (Sindatel), Carmen Lúcia Dummar; e o presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará (Acert), Paulo César Norões.

No encontro, realizado na Acert, os dirigentes sindicais dos trabalhadores argumentaram que já decorrem sete meses da data-base da categoria (1º de janeiro de 2018) e que o tempo de vigência da CCT está prejudicado, em função da demora nas negociações. Além disso, levaram ao conhecimento da entidade patronal a insatisfação da categoria com as alterações propostas pelos empresários de mídia.

A Campanha Salarial 2018 de Rádio e Televisão segue, há quase sete meses, com avanços e recuos a cada mediação SRTE/CE. Uma nova negociação está agendada para o dia 19 de julho, às 10h30. Na pauta agora está somente a discussão sobre a retirada do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros dos anexos da CCT 2018.