Repórter do The Intercept Brasil ministra curso sobre jornalismo investigativo no Sindjorce

A jornalista Nayara Felizardo, correspondente nas regiões Norte e Nordeste do site The Intercept Brasil, ministra nesse sábado (27/08), das 9h às 17h, o curso “Como apurar pautas que realmente incomodam”. A iniciativa de capacitação é a última da atual gestão do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), cujo mandato encerra exatamente amanhã.

Segundo Nayara, a ideia de um curso de jornalismo investigativo é antiga e surgiu de uma necessidade que ela mesma teve há alguns anos. “Eu queria muito fazer uma capacitação voltada para o jornalismo, mas só encontrava curso de marketing, assessoria de imprensa e redes sociais. Então, eu percebi que existia uma demanda para ser atendida”, diz.

A jornalista acrescenta que o curso foi pensado de acordo com a realidade das redações no Ceará. “Não adianta eu chegar para as pessoas dizendo que elas vão precisar ficar vários meses investigando uma única pauta. Eu sei que isso não é possível. Mas o jornalismo investigativo exige tempo, então, eu vou mostrar como adequar a rotina produtiva para conciliar uma investigação com a produção factual”, explica.

O curso presencial trará conceitos sobre jornalismo investigativo e mostrará por onde o jornalista deve começar sua investigação, desde a busca pela pauta, até o texto final. Ao final, os participantes serão estimulados a debater sobre a série de reportagens do The Intercept sobre a Lava Jato. A parte prática do curso fica para o curso online, que é dividido em quatro eixos e ensina técnicas de planejamento, produção e elaboração da reportagem investigativa.

Além da aula presencial, os alunos pagantes terão acesso a mais 28 aulas com o jornalista Breno Costa, ex-repórter de política da Folha de S. Paulo e idealizador do BRIO, um projeto de consultoria para jornalistas, que também é parceiro do Sindjorce e oferece desconto aos filiados, na sua aquisição.

Confira entrevista de Nayara Felizardo ao Jornal da TVC


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA