Sétimo encontro do Curso Abdias discute a representação da população negra na mídia

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza na próxima terça-feira (02/10) o sétimo encontro do Curso “Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial”. Desta vez, o tema é “Meios de comunicação e sociedade”, que traz o debate sobre a representação da afrodescendência, das africanidades, dos movimentos sociais de maioria afrodescendente e da população negra de espaços periféricos urbanos na mídia contemporânea, fazendo conexão com a crítica histórica.

A convidada desta aula é a especialista em educação da Fundação Itaú Social, Juliana Yade, que é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Com estudos e pesquisas relacionados às identidades afro-brasileiras e na liderança de projetos nesta área, especialmente no trabalho que desenvolve neste momento na área da educação, Juliana foi consultora do curso Camutê – Comunicação Livre de Racismo, da série Diz Aí Afro e Indígena, do Canal Futura, em 2017, e educadora do projeto A Cor da Cultura, também do Canal Futura, de 2010 a 2012.

Nesta etapa da formação, os cursistas também conhecerão a demanda de construção dos projetos em comunicação, que é a atividade prática da proposta formativa.

Currículo

Juliana de Souza Mavoungou Yade

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2004). Participou do Grupo de Estudos Africanos Segueremó, Casa das Áfricas-SP (2006-2007), concluiu Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015), atuou por oito anos como professora da Educação Básica nas séries iniciais do Ensino Fundamental I em escola que utiliza Sistema Montessori de Ensino. No mestrado pesquisou narrativas, memórias e histórias da população negra da cidade de Carapicuíba-SP, como estas influenciam no processo de formação da identidade e como as ausências dessas narratividades no que denominamos educação formal e informal atuam como um aparato de negação das identidades afro-brasileiras. No doutorado, pesquisou as histórias de famílias negras que se constituiram no período pós-abolição, a pesquisa desenvolveu-se a partir de histórias de vida de quatro anciãos pertencentes a terceira geração de uma família de ex-escravizados. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Tópicos Específicos da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: afrodescendência; africanidades; currículo; movimentos sociais de maioria afrodescendente; educação escolar; espaços periféricos urbanos.

Informações coletadas do Lattes em 11/06/2018


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