Sindicalize-se

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) promove a Campanha de Atualização Cadastral e de Sindicalização 2016/2017.

A iniciativa garante facilidades aos jornalistas para se associar ou regularizar sua situação junto ao Sindicato. Os sindicalizados também contam com benefícios como preços menores para fazer a carteira da FENAJ, descontos em convênios e acesso à assessoria jurídica trabalhista.

Na primeira fase da Campanha, o Sindicato entrou em contato com os associados por telefone e, agora, montará plantões nos locais de trabalho para atualizar dados cadastrais e receber novas sindicalizações. No atendimento presencial, nos veículos de comunicação, serão disponibilizados serviços como emissão de Carteiras Nacional e Internacional de Jornalistas.

Benefícios da sindicalização:

• Desconto na emissão da carteira da FENAJ e possibilidade de emissão da carteira internacional (FIJ);
  • Assessoria jurídica trabalhista;
  • Receber todos os informativos eletrônicos;
  • Fazer uso dos convênios e descontos em serviços;
  • Descontos ou gratuidade em cursos oferecidos pelo Sindicato;
  • Votar e ser votado nos fóruns da categoria.

Documentação Necessária à Sindicalização:

Para quem tem o registro profissional:

Uma cópia dos seguintes documentos:

• CPF;
  • RG;
  • Carteira de Trabalho Profissional (CTPS): foto e verso e a que contém o registro profissional;
  • Diploma;
  • Cópia de comprovante de residência (não autenticado);
  • Duas fotos 3×4.

Para quem ainda não tem registro (somente no caso dos jornalistas de imagem, cuja obtenção do registro é iniciada no sindicato):

São necessárias 2 (duas) cópias dos seguintes documentos:

• CTPS (folha da foto e verso);
  • CTPS Original;
  • RG;
  • CPF;
  • 2 (duas) fotos 3X4 (sendo uma para a carteira de identidade da FENAJ e outra para a ficha do associado);
  • Comprovante de endereço.

Conheça as vantagens para quem atualizar o cadastro e estiver inadimplente:

Associados que possuam dívidas de mensalidades superiores a seis meses, podem pagá-las com desconto. Ao jornalista desempregado é concedida isenção da mensalidade sindical, desde que informe à Secretaria do Sindjorce e comprove sua situação.

Novos sindicalizados ou para quem estiver regular e atualizar o cadastro:

• Desconto de 20% na anuidade à vista;
  • Desconto de 10% na semestralidade à vista;
  • Desconto de 15% na anuidade no cheque pré-datado;
  • Desconto de 10% na semestralidade no cheque pré-datado.

Valores de mensalidade:

Impresso: R$ 39,91

Rádio & TV: R$ 49,22

Assessoria de Imprensa/Comunicação: R$ 69,74

Por que se sindicalizar ou atualizar o cadastro?

Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito do trabalhador e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores e se sindicalizar significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los.

Para que um sindicato seja forte e tenha poder, é necessário que ele possua grande número de profissionais sindicalizados. Uma participação efetiva poderá fazer toda a diferença nas lutas que são travadas pelos trabalhadores, principalmente, quando as questões estão relacionadas às condições salariais e de trabalho.
Somente uma entidade forte permite ampliar a conquista de direitos.
É hora da união da categoria e do fortalecimento da sua representação.