Sindjorce -Sindicato dos Jornalistas no Ceará

Menu de Ferramentas

Pesquisar conteúdo no site

Menu Principal

Em legítima defesa, sindicalize-se!

O sindicato é o representante legal e legítimo de qualquer categoria de trabalhadores. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará - Sindjorce é o representante dos jornalistas do Ceará em qualquer instância.

É ele que defende os interesses e direitos legítimos da categoria de jornalistas. A vida sindical está intimamente ligada à vida dos profissionais do jornalismo.

O Sindjorce tem uma história de mais de meio século marcada por suas lutas em defesa da formação e da atividade profissionais, da integridade dos seus filiados, de liberdade de informação, do direito da sociedade a toda e qualquer informação de interesse social, do Estado de Direito e também da democracia.

Portanto, a sindicalização é uma atitude profissional de cada jornalista. O sindicato é a união e representa a força de uma categoria. Quanto mais unidos em torno do seu sindicato estiverem os jornalistas mais forte ele será. Maior será sua capacidade de defender seus associados.

Mas, é preciso lembrar que só poderá filiar-se ao SINDJORCE quem TIVER REGISTRO PROFISSIONAL de jornalista na DRT, conforme prevê o Capítulo III do Estatuto da entidade (Ver item 04 - Do Registro Profissional).

Não existe taxa para sindicalização e o processo leva, em média, de quinze a vinte dias.

A documentação deverá ser entregue na secretaria do Sindicato, onde serão feitos os preenchimentos das declarações, requerimentos e propostas de sindicalização (documentos cedidos pela entidade) e só então será encaminhada ao Diretor de Ação Sindical para emitir parecer e ao Presidente do SINDJORCE que fará a última verificação para, então, ser enviada à Delegacia Regional do Trabalho - DRT/CE.

Somente após a emissão do registro pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da DRT/CE, é que será efetivada a sindicalização.

SOLICITAÇÃO DE SINDICALIZAÇÃO

Para quem ainda não tem registro:
São necessárias 2 (duas) cópias autenticadas dos seguintes documentos:
• CTPS (folha da foto e verso);
•CTPS Original;
• RG;
• CPF;
•Diploma do Curso de Jornalismo;
• 2 (duas) fotos 3X4 (sendo uma para a carteira de identidade da FENAJ e outra para a ficha do associado);
• Proposta de sindicalização cedida pela entidade devidamente preenchida e assinada, de acordo com o Capítulo III, Artigo 6° e Parágrafo 6º do Estatuto;

Comprovante de endereço (não precisa autenticar)

Atestado de bons antecedentes (uma via).

* A Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) não está aceitando carteira de motorista como documento de identidade

Para quem tem o registro profissional:

Um cópia autenticada dos seguintes documentos:

CPF;

RG;

Carteira de Trabalho Profissional (CTPS): foto e verso e a que contém o registro profissional;

Diploma;

Cópia de comprovante de residência (não autenticado);

Duas fotos 3x4.

No ato de preenchimento da proposta de sindicalização é necessário ainda, que o requerente informe seu tipo sangüíneo, o CEP residencial e o número do PIS;

imprimir imprimir    enviar por email enviar por email

Para enviar o texto preencha os campos abaixo e clique em enviar:

Boletim Informativo

Receba nossas
novidades no seu email.

Nosso Endereço

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará

Rua Joaquim Sá, 545 - Dionísio Torres
Fortaleza/Ceará - CEP: 60.130-050
Fone/Fax: (85) 3272.2966/3247.1094/8644-4042

secretaria@sindjorce.org.br

As notícias deste site são veiculadas através de um canal rss!

Saiba o que é rss

RSS - O que é isso?

Desenvolvido por:

Oktiva - A melhor escolha para seu site!

O que é RSS?

A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscrever em sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.