Sindicato dos Jornalistas realiza programação para marcar seus 64 anos

Para comemorar os 64 anos de fundação, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) está com uma agenda de atividades que será intensificada no período de 20 a 30 de maio. Campanha de Sindicalização, Seminário, Café e Memória do Jornalismo Cearense e Sessão Solene compõem a programação que marca o aniversário da entidade estadual representativa da categoria, fundada por Paulo Bonavides em 26 de maio de 1953.

Intitulada “64 anos de luta e resistência pelo Jornalismo e pelos Jornalistas”, a programação conclama a classe a debater a atividade jornalística à luz dos temas que envolvem o atual cenário político e econômico do país, como a PEC 287/2016, que vai alterar o sistema de aposentadoria pública. O assunto será discutido no Seminário A reforma da Previdência e o impacto na categoria dos jornalistas, a ser realizado no dia 20 de maio, a partir das 10 horas, no auditório do Sindjorce, com a participação da professora-doutora em Sociologia Evania Severiano.

No dia 26 de maio, o Espaço Cultural SindBar recebe os associados e convidados para o tradicional bate-papo regado às histórias de luta individuais que marcaram a atividade coletiva dos jornalistas: o Café e Memória do Jornalismo Cearense. Começa a partir das 17 horas e se estende pela noite, reunindo associados aposentados, estudantes e profissionais da ativa, que conversam e trocam experiências sobre a profissão. Esta edição de aniversário contará com uma exposição fotográfica sobre as lutas da categoria.

Encerrando a programação, no dia 30 de maio, às 19 horas, acontece a Sessão Solene em alusão aos 64 anos do Sindjorce, na Câmara Municipal de Fortaleza, conforme requerimento da vereadora Eliana Gomes (PCdoB). Na ocasião, serão homenageados pela Casa legislativa jornalistas que contribuem com a defesa do jornalismo no Estado e para a luta sindical.

“Juntos, somos mais fortes”

Em paralelo a toda a programação, o Sindjorce retoma nas redações a Campanha de Sindicalização “Juntos, somos mais fortes”. Iniciada em meados de 2016, a iniciativa consiste em levar aos locais de trabalho a equipe do sindicato para realizar novas sindicalizações e pré-sindicalizações, bem como atualização cadastral de antigos sócios, além de prever facilidades para quem quer negociar débitos e renovar documentos como a Carteira Nacional de Jornalista (da FENAJ) e Carteira Internacional de Jornalista (da FIJ).

“No momento em que os trabalhadores de todos os segmentos lutam contra a tentativa de desmonte da CLT e de enfraquecimento das entidades sindicais, por parte do governo ilegítimo, a Campanha de Sindicalização vem reafirmar que o Sindjorce tem como missão histórica representar e defender os interesses dos jornalistas do Estado do Ceará, a Democracia e o Estado de Direito, lutando pela organização destes enquanto trabalhadores”, afirma a presidente, Samira de Castro.

Para a presidente, o momento histórico impõe unidade, resistência e luta. “As péssimas condições de trabalho e de salários, as demissões, a diminuição dos postos de trabalho, a mudança na organização interna das empresas de comunicação, a mudança nos processos de produção de notícias, o ataque à exigência da qualificação profissional dos jornalistas, a negação de treinamento e atualização profissionais têm resultado numa baixa qualidade da informação veiculada”, afirma. “Cenário que só será superado com atuação coletiva, onde não há lugar para divisionismos e saídas individuais”, acrescenta.