Sindicato oficia deputados estaduais e vereadores de Fortaleza sobre piso e carga horária de assessores de imprensa

Ofício Zezinho PisoA campanha de valorização do trabalho dos jornalistas assessores de imprensa chegou à Assembleia Legislativa do Estado e à Câmara Municipal de Fortaleza.  O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) oficiou todos os 46 deputados estaduais, bem como os 43 vereadores de Fortaleza acerca do piso e da carga horária de Assessor de Imprensa/Comunicação.

“É importante que os parlamentares reconheçam o valor salarial defendido pelo sindicato e cumpram a carga horária legal da categoria, que é de cinco horas/dia”, afirma a presidente do Sindjorce, Samira de Castro. “Como legítimos representantes do povo cearense, deputados e vereadores devem dar o exemplo – e não colaborar com a precarização das relações de trabalho dos jornalistas”, frisa.

A campanha “Não pise no meu piso. Valorize o trabalho do assessor de imprensa” foi deflagrada em dezembro de 2015, quando o piso salarial de assessor de imprensa/comunicação foi reajustado em 7,95%, passando a R$ 3.258,93, correspondente a uma jornada de trabalho de cinco horas diárias.

Em janeiro último, o Sindjorce começou a notificar, via ofícios, o empregadores sobre as condições de trabalho dos assessores de imprensa no Ceará. À Central Única dos Trabalhadores (CUT/CE), por exemplo, foi solicitado que enviasse o comunicado a todos os sindicatos e federações filiados, a fim de promoverem os reajustes salariais de seus assessores.

Protocolo Salmito“Solicitação no mesmo sentido foi feita à Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), em fevereiro, para que comunicasse as condições de trabalho dos Assessores de Imprensa às prefeituras cearenses”, relata Samira de Castro. Ela acrescenta que a entidade tem acompanhado a oferta de vagas para assessores e, quando há desacordo com a carga horária, o empregador é imediatamente notificado.

“É preciso que os jornalistas informem ao Sindicato o descumprimento de carga horária e o não respeito ao piso, para que possamos agir”. Atualmente, o Sindjorce representa juridicamente alguns associados, em ações individuais, cobrando dos empregadores o pagamento das horas-extras trabalhadas em assessorias de imprensa.