Sindicato realiza assembleias para aprovação das reivindicações da Campanha Salarial de Mídia Impressa

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza, nesta quarta-feira, dia 18 de julho, três assembleias para discutir e deliberar propostas que irão compor a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2018/2019 de Mídia Impressa. A primeira redação a ser consultada é a do jornal O Povo, a partir das 16h. Em seguida, às 17h30, será a vez do jornal O Estado. Por fim, às 18h30, a categoria se reúne na sede do Sindjorce, com a presença de trabalhadores do Diário do Nordeste, uma vez que os representantes da entidade sindical não obtiveram liberação para fazer a consulta na redação da empresa do Grupo Edson Queiroz.

De acordo com o economista Gilvan Farias, do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), para as categorias que têm o mês de setembro como data base, a estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), em 2018, é de 3,90%. “O INPC é um índice calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que representa às necessidades médias de consumo das famílias com rendimento entre um e cinco salários mínimos, para nove regiões metropolitanas e duas cidades brasileiras, incluindo Fortaleza. Partindo do princípio da renda assalariada urbana, o INPC é o índice de inflação mais adequado para orientar os reajustes salariais dos trabalhadores brasileiros”, explicou.

Dos reajustes salariais analisados pelo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-Dieese) em 2017, cerca de 63% das negociações resultaram em ganhos reais ao salário, segundo comparação com o INPC-IBGE. Em geral, situaram-se pouco acima desse índice: mais da metade dos reajustes superiores à inflação (216 em 407) registraram ganhos de até 0,5%, e quase 80% (319 em 407), de até 1%. Reajustes em valores iguais à inflação, sempre considerando o INPC-IBGE como referência, representaram 29% do painel analisado; e reajustes inferiores à inflação, 8%. Estes, em particular, também ficaram próximos à inflação: 44% (23 em 52) registraram perdas de até 0,5% em relação ao INPC-IBGE; e 65% (34 em 52), de até 1%.

A presidente do Sindjorce, Samira de Castro, avalia que a categoria terá de se manter mobilizada para conquistar ganho real e defender direitos já alcançados em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Estamos saindo de uma campanha de mídia eletrônica na qual, apesar do diálogo, as negociações não foram fáceis. As empresas apresentaram uma pauta absurda, que a categoria recusou prontamente”, comenta.