Sindicato vai visitar redações com campanha “Juntos, somos mais fortes”

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) retoma nas redações a Campanha de Sindicalização “Juntos, somos mais fortes”. Iniciada em meados de 2016, a iniciativa consiste em levar aos locais de trabalho a equipe do sindicato para realizar novas sindicalizações e pré-sindicalizações, bem como atualização cadastral de antigos sócios, além de prever facilidades para quem quer negociar débitos e renovar documentos como a Carteira Nacional de Jornalista (da FENAJ) e Carteira Internacional de Jornalista (da FIJ).

“No momento em que os trabalhadores de todos os segmentos lutam contra a tentativa de desmonte da CLT e de enfraquecimento das entidades sindicais, por parte do governo ilegítimo, a Campanha de Sindicalização vem reafirmar que o Sindjorce tem como missão histórica representar e defender os interesses dos jornalistas do Estado do Ceará, a Democracia e o Estado de Direito, lutando pela organização destes enquanto trabalhadores”, afirma a presidente, Samira de Castro.

Para a presidente, o momento histórico impõe unidade, resistência e luta. “As péssimas condições de trabalho e de salários, as demissões, a diminuição dos postos de trabalho, a mudança na organização interna das empresas de comunicação, a mudança nos processos de produção de notícias, o ataque à exigência da qualificação profissional dos jornalistas, a negação de treinamento e atualização profissionais têm resultado numa baixa qualidade da informação veiculada”, afirma. “Cenário que só será superado com atuação coletiva, onde não há lugar para divisionismos e saídas individuais”, acrescenta.