Sindicatos têm até o dia 15 de agosto para inscrever delegados ao 38º Congresso Nacional dos Jornalistas

A Diretoria Executiva da FENAJ e a Comissão Organizadora do 38º Congresso Nacional dos Jornalistas, a se realizar em Fortaleza (CE), no período de 22 a 24 de agosto de 2019, informam aos Sindicatos filiados, diretores da FENAJ, e membros da Comissão Nacional de Ética as orientações e normativas para participação no evento.

As inscrições para delegados iniciaram-se no dia 24/07/2019, e se encerram no dia 15/08/2019.

Principais normas para inscrição das delegações dos Sindicatos (delegados sindicais e delegados estudantes)

1. O 38º Congresso Nacional dos Jornalistas será realizado no Teatro São José (oficinas, abertura, conferência magna e solenidade de posse da nova diretoria da FENAJ), localizado à Rua Rufino de Alencar, 299-327, Centro, Fortaleza/CE. Os painéis e plenárias acontecerão no Hotel Sonata de Iracema (Avenida Beira Mar, 848, Praia de Iracema, Fortaleza/CE) onde também ficarão hospedados os delegados ao evento.

2. As inscrições dos delegados (que somente podem ser inscritos pelos Sindicatos) devem ser feitas até 15 de agosto de 2019. Após esta data, não serão aceitos pedidos de inscrição de delegado.

3. As inscrições de delegados somente serão consideradas válidas após o pagamento da taxa de inscrição.

3.1 O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito mediante depósito bancário, em nome do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), na Caixa Econômica Federal, Agência 1559, Conta Corrente 868-8, Operação 003, CNPJ 07.340.011/0001-60.

3.2 As inscrições de delegados devem ser feitas mediante envio de ofício dos Sindicatos, dirigido à Comissão Organizadora do 38º Congresso Nacional dos Jornalistas, pelo e-mail do Sindjorce –  sindjorce@sindjorce.org.br com cópia para fenaj@fenaj.org.br e secretaria@sindjorce.org.br.

3.2.1 No ofício solicitando as inscrições de delegados deve constar o nome completo de cada delegado e, em caso de nomes comuns de dois gêneros, o sexo.

4. Somente poderão inscrever delegações os Sindicatos que estiverem quites com a FENAJ. Os Sindicatos inadimplentes devem regularizar sua situação até o dia 15 de agosto, prazo final para a inscrição de delegados.

5.  A inscrição de delegados deve ser feita – e só será confirmada – mediante o cumprimento e envio dos seguintes requisitos e documentos:

– Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

– Envio da ata da escolha dos delegados (em caso de assembleia) ou da resolução de eleição dos delegados (em caso de congresso estadual);

– Edital de Convocação da assembleia ou material de convocação de congresso estadual;

– Lista de presenças (assembleia ou congresso estadual).

5.1 Para a inscrição do delegado-estudante, deve ser enviada também no ato de inscrição uma declaração atualizada da matrícula (o delegado tem de estar cursando) em Instituição de Ensino Superior no Curso de Comunicação Social/Jornalismo.

6. Os documentos exigidos para a confirmação das inscrições devem ser enviados, juntamente com o ofício de solicitação, para o e-mail, sindjorce@sindjorce.org.br com cópia  para fenaj@fenaj.org.br e secretaria@sindjorce.org.br.

7. Os delegados inscritos terão direito à hospedagem (em aptos duplos ou triplos) e alimentação, com a entrada no Hotel Sonata (check in), ao meio-dia, do dia 22 de agosto. A saída (check out) será até às 12 horas do dia 25 de agosto.

8. Os valores das inscrições estão assim fixados:

– Delegados sindicais e Delegados estudantes – R$ 390,00 com direito a hospedagem e alimentação.

8.1 Observadores  R$ 390, 00 (até dia 19/08)

R$ 450,00 (de 20/08 até o dia do evento)

9. A homologação/confirmação das inscrições das delegações dos Sindicatos será divulgada no dia 16/08.

9.1 Só relembrando que cada sindicato tem o direito de inscrever seus delegados, de acordo com o número de associados adimplentes.

I – Até 300 (trezentos) jornalistas sindicalizadas/os – 4 representantes;

II – De 301 (trezentos e um) a 1.000 (mil) jornalistas sindicalizadas/os – 5 delegadas/os;

III – De 1.001 (mil e um) a 2.000 (dois mil) jornalistas sindicalizadas/os – 6 delegadas/os;

IV – Mais de 2.001 jornalistas sindicalizadas/os – 7 delegadas/os.

9.2 Com base no disposto no item acima, para efeito de inscrição de delegados ao 38º Congresso Nacional dos Jornalistas, será considerado o número de jornalistas sindicalizados aptos (em dia) que cada Sindicato declarou para as Eleições da FENAJ de 2019.

9.2.1 De acordo com o número de jornalistas sindicalizados em dia, informados à Comissão Eleitoral Nacional, as delegações dos 31 Sindicatos filiados ficam assim estabelecidas:

Sindicatos   Sindicalizados em dia (Julho/2019) Número de delegados ao
38º Congresso Nacional dos Jornalistas (2019)

Acre   89 04
São Paulo   2771 07
Sergipe   309 05
Tocantins   104 04

Normas de participação dos atuais diretores da FENAJ e membros da Comissão Nacional de Ética

1. Seguindo a tradição instituída na FENAJ, os diretores da Federação, da Comissão Nacional de Ética e do Sindicato de Jornalistas realizador do evento podem participar do 38º Congresso, inscrevendo-se como observadores.

1.1 A inscrição deve ser feita pelo e-mail do evento (sindjorce@sindjorce.org.br) com cópia para fenaj@fenaj.org.br esecretaria@sindjorce.org.br.

1.2 Os diretores da Federação, da Comissão Nacional de Ética e do Sindicato de Jornalistas do Ceará são isentos da taxa de inscrição e têm direito à hospedagem e alimentação.

3. Diretores da atual diretoria da FENAJ, caso tenham sido eleitos delegados em seus Sindicatos devem ser inscritos como delegados (pelos Sindicatos, por meio de ofício) e ter a taxa de inscrição paga.

Em caso de dúvidas, contatar a secretaria da FENAJ, pelo e-mail fenaj@fenaj.org.br ou do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, pelo e-mail sindjorce@sindjorce.org.br. ou pelos telefones 85- 3272.2966 e 3247.1094.

Esta edição do 38º Congresso Nacional dos Jornalistas tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Estado, da Câmara Municipal de Fortaleza, do Banco do Nordeste (BNB), dos mandatos dos deputados estaduais Augusta Brito (PcdoB) e Moisés Braz (PT), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufce), do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiagua) e do Sindicato dos Eletricitários do Estado do Ceará (Sindeletro). O apoio institucional é da Associação Brasileira da Podcasters (Abpod).