Sindjorce convoca a categoria a participar do ato de 1º de Maio

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) convoca todos os trabalhadores da Comunicação para participar do Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, nesse 1º de Maio, em Fortaleza/CE. A atividade conjunta das centrais sindicais e frentes Brasil Popular e Povo sem Medo tem como pautas a defesa da política de reajuste do salário mínimo, a luta por emprego e contra a reforma da Previdência (PEC 06/2019).

A mobilização também repudia a tentativa do governo de enfraquecer o movimento sindical por meio da publicação da MP 873/2019. A concentração será na Praia de Iracema, às 15h, próximo ao espigão da Rui Barbosa. Os trabalhadores sairão em marcha até o Centro Cultural Belchior.

A reforma que Bolsonaro diz que quer fazer para combater privilégios praticamente acaba com o direito à aposentadoria de milhões de trabalhadores, e atinge em especial os rurais e os mais pobres. Se o Congresso Nacional aprovar o texto da PEC 06/2019, além da obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres, o valor das aposentadorias será drasticamente rebaixado. Para ter acesso ao benefício integral, os trabalhadores e trabalhadoras terão de contribuir por, pelo menos, 40 anos.

15 de maio, Dia Nacional de Luta

Ainda como parte da agenda de luta, as centrais sindicais já aprovaram a convocação de um Dia Nacional de Luta no dia 15 de maio, quando terá início a greve geral dos professores e professoras.