Sindjorce convoca jornalistas em defesa das mulheres e dos direitos nesta sexta-feira

O Dia Internacional da Mulher, que transcorre nesta sexta-feira, 8 de março, será marcado por manifestações de mulheres dos mais diversos coletivos, movimentos sociais, partidos políticos e centrais sindicais, no Brasil e em todo o mundo. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) convida a todos os profissionais da mídia cearense para participar do ato unificado “Pela vida das mulheres! Somos todas Marielle, Stefhanie, Ingrid e Dandara, com concentração a partir das 15h na Praça da Justiça (Murilo Borges), no Centro de Fortaleza.

A presidente do Sindjorce e segunda tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, chama a atenção para a importância de ir às ruas defender a vida das mulheres, o direito dos trabalhadores/as e a democracia. “É importante nos manifestarmos contra a reforma antidemocrática da Previdência que penaliza o trabalhador, enquanto os verdadeiros devedores do sistema previdenciário, inclusive algumas empresas de comunicação, além de não quitarem suas dívidas, continuam a receber isenções fiscais do poder público”, frisou.

Samira de Castro destaca, ainda, que as jornalistas mães sofrem, nesse momento, um forte ataque patronal a um dos seus direitos históricos: a suspensão do reembolso do auxílio-creche integral por parte dos donos do Sistema Verdes Mares. “Temos recebido relatos de mães e pais jornalistas desesperados com a medida adotada pelo maior grupo de comunicação que sequer foi comunicada aos trabalhadores antes que matriculassem seus filhos de até seis anos em escolas particulares”, comenta a dirigente.

Além de não possuir creche própria ou convênio para crianças de zero a seis meses de idade, o Sistema Verdes Mares (Diário do Nordeste, TV Verdes Mares, Rádio Verdes Mares e TV Diário) simplesmente deixou de reembolsar o auxílio-creche dos trabalhadores, desde janeiro de 2019. Nas negociações coletivas de trabalho, os donos da mídia no Estado querem reduzir o benefício a apenas 10% do piso de cada segmento. “É uma vergonha, uma humilhação o que os patrões estão querendo fazer com os jornalistas cearenses”, resume a presidente do Sindjorce. No dia 18 de fevereiro, os jornalistas da redação do O Povo fizeram um ato em defesa do auxílio-creche.

Segundo a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Ceará, Ozaneide de Paula, o ato reforçará a luta por democracia, mais direitos e contra a reforma da Previdência apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), que atinge, principalmente, as mulheres. De acordo com a secretária, após a concentração, o movimento sairá pelas ruas do Centro e seguirá até a Praça da Gentilândia, no Benfica, onde será realizado ato cultural de encerramento.

“O Dia Internacional de Luta das Mulheres é um marco para a história de todas as mulheres ao redor do mundo e se tornou uma data marcada por protestos para pedir igualdade de gênero e o fim da violência contra a mulher. Neste 2019, não será diferente! Vamos denunciar o feminicídio e a reforma da Previdência, que prejudica, principalmente, as mulheres”, reforça Ozaneide ao convocar todas as mulheres que compõem as entidades filiadas à CUT para participar do ato unificado.

Serviço:

Ato unificado “Pela vida das mulheres! Somos todas Marielle, Stefhanie, Ingrid e Dandara”

Caminhada pelas ruas do Centro da capital. Concentração a partir das 15 horas na Praça General Murilo Borges (também conhecida como Praça da Justiça) – Rua Pedro I – Centro. Fortaleza-CE.

Confirme presença no Eventohttps://www.facebook.com/events/2392265297453412/

Com informações da CUT-CE