Sindjorce leva serviços, roda de conversa e curso ao Cariri

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) retorna ao Cariri, no período de 13 a 18 de agosto, com mais uma edição do projeto Sindjorce Itinerante. Além de levar a estrutura sindical até os associados da região, a diretoria vai inaugurar um programa de qualificação voltado a profissionais e estudantes de Jornalismo, com destaque para o Curso  “Telejornalismo hoje: textos e vídeos para reportagem hipermídia”. A agenda também inclui palestra para os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), visitas aos locais de trabalho e às prefeituras de Juazeiro do Norte e do Crato.

O projeto Sindjorce Itinerante é uma iniciativa da atual gestão da entidade com o intuito de aproximar o Sindicato de todos os jornalistas, ouvir as demandas e, dentro das possibilidades jurídicas e políticas, resolver os problemas apresentados pela categoria. “A interiorização das atividades sindicais é um caminho sem volta. Somos uma representação estadual e precisamos investir nesse iniciativa com muita energia”, afirma a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

O processo de escuta inclui visitas aos principais locais de trabalho da categoria em Juazeiro e no Crato. Além disso, o Sindjorce desloca o serviço de sindicalização e emissão de carteiras nacional e internacional de jornalistas para a região, possibilitando que muitos profissionais deem entrada na documentação sem necessidade de se deslocar a Fortaleza. Também faz parte da ida ao Cariri a prospecção de parceiros para convênios que possibilitem descontos em serviços para os associados (clínicas, escolas, universidades, lojas, profissionais liberais, livrarias, restaurantes, academias).

Programa de qualificação continuada

O desafio de organizar, informar e formar a categoria – tripé da existência dos sindicatos – é a base do projeto Sindjorce Itinerante. No terceiro eixo de atuação, o Sindicato leva aos profissionais e estudantes uma formação pioneira dentro da entidade: o Curso “Telejornalismo hoje: textos e vídeos para reportagem hipermídia”. Serão três encontros (dias 14, 16 e 18 de agosto), com aulas teóricas e práticas acerca da atuação jornalística em televisão e sobre os novos formatos promovidos pela inovação tecnológica. A participação é gratuita e o Sindicato solicita doações de dois quilos de alimentos não-perecíveis que serão dados a entidades beneficentes do Cariri. As inscrições podem ser feitas Aqui. As aulas acontecerão no Senac Juazeiro (Rua São Luís, s/n – São Miguel – Juazeiro do Norte). Estão sendo disponibilizadas 30 vagas.

O curso terá como um dos facilitadores Jeorge Ulisses de Alencar, primeiro repórter cinematográfico a ser registrado no interior do Ceará. Durante 14 anos, ele registrou os acontecimentos jornalísticos da região sul do Estado. Fez reportagens de repercussão nacional e internacional como o acidente em pleno Carnaval de 2004, que vitimou 42 passageiros de um ônibus que caiu no Açude Cipó, no município de Barro/CE. Também foi finalista, em 2007, do Prêmio Embratel de Jornalismo com a reportagem Copa no Sertão, do programa Globo Esporte da Rede Globo, contando a história das pessoas que moram no sopé da Serra do Araripe e não tinham TV para assistir aos jogos da seleção brasileira. Formado pela Universidade Regional do Cariri, Jeorge Ulisses é professor e documentarista.

Encontros Universitários na UFCA

A programação desta edição do Sindjorce Itinerante contará com a roda de conversa “Identidade Profissional e Desafios do Jornalismo Contemporâneo”, no dia 15 de agosto (quarta-feira), em local e horário a definir. O evento marca o lançamento do projeto “Encontros Universitário Sindjorce” e tem a parceria do Centro Acadêmico de Jornalismo Xico Sá.

A atividade será facilitada pelo secretário-geral do Sindicato e diretor do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento Profissional da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita. Nesta edição, a discussão abordará aspectos legais (legislação da profissão e marco regulatório das comunicações no Brasil) e suas implicações no mercado de trabalho, assim como o perfil dos jornalistas cearenses, os desafios e oportunidades da comunicação contemporânea e a produção de jornalismo regional ou hiperlocal.

O encontro marca a importância dos estudantes na agenda da organização sindical, colocando em evidência as demandas dos jornalistas em formação, assim como seus anseios e desafios. “Constatamos a necessidade de criação deste espaço de debate, pois, cada vez mais, cresce o número de profissionais formados pelas universidades e estes precisam ter entendimento não só dos direitos da categoria, como dos desafios da profissão. É necessário que formulemos conjuntamente projetos e políticas que contemplem toda essa massa jovem trabalhadora, de forma que ingressem com qualidade no mercado de trabalho”, pontua Rafael.