Sindjorce participa de Oficina de Negociação Salarial da FENAJ em SP

Seminário FIJ
Representantes de sindicatos de jornalistas do Nordeste com o presidente da FENAJ

O Sindicato dos Jornalistas profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) participou da Oficina de Negociação Salarial promovida pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), com apoio da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). A “Oficina Regional de Negociação Salarial”, realizada na capital paulista, nos dias 6 e 7 de novembro, teve a participação de 24 representantes dos Sindicatos de Jornalistas brasileiros. O objetivo é uma melhor preparação para as campanhas salariais da categoria em 2016.

O Sindjorce foi representado pela presidente, Samira de Castro, que também é 2ª tesoureira da FENAJ, e pela diretora de Administração e Finanças, Déborah Lima, que integra o Departamento de Mobilização da Federação.

A programação do seminário iniciou na sexta-feira (6/11) com a palestra “Análise da conjuntura econômica e política do Brasil”, ministrada pelo economista Márcio Pochmann. Já o desembargador Davi Furtado Meirelles, do TRT – 2ª Região, falou sobre os aspectos jurídicos da negociação coletiva.

No sábado (7/11), pela manhã, Camila Ikuta, do Departamento Intersindical de Estudos Econômicos e Sociais (Dieese) de São Paulo, apresentou o panorama das negociações coletivas no Brasil. Em seguida, Carlos de Souza, secretário-geral da Confederação nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), falou sobre a experiência dos bancários em negociações nacionais.

Na tarde do sábado, a presidente do Sindjorce apresentou um estudo elaborado pelo Sindicato do Ceará, com o apoio do Dieese, de comparação das convenções e acordos coletivo de trabalho dos jornalistas brasileiros. Os representantes dos sindicatos traçaram um panorama das negociações dos jornalistas e dos principais problemas enfrentados pela categoria e avanços conquistados nas negociações coletivas nos últimos anos. O objetivo foi iniciar as discussões de uma pauta-padrão para os jornalistas brasileiros, sob coordenação da FENAJ.