Sindjorce participa do Programa Portas Abertas da OCB em Brasília

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), representado pela diretora de Comunicação, Cultura e Eventos, Samira de Castro, participou, no dia 7 de novembro, do Programa Portas Abertas, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília. A convite da OCB/Sescoop Ceará, a dirigente sindical foi compreender in loco o significado do movimento SomosCoop, cuja ideia é que a sociedade identifique no cooperativismo um modelo de negócio diferenciado, em que as pessoas, juntas, em torno de um mesmo objetivo, criam impactos positivos para o país inteiro.

“O Sindjorce tem o compromisso político de fomentar a criação da primeira cooperativa de Jornalistas do Estado. Assim, fomos conhecer um pouco mais sobre a filosofia do cooperativismo, os números do setor e a estrutura da OCB”, explica Castro. Na manhã do dia 7, o grupo – que incluía administradores de cooperativas cearenses dos ramos de saúde e crédito e integrantes da OCB/Sescoop-CE, fez uma rápida visita ao Congresso Nacional. Em seguida, assistiu a apresentações sobre o Anuário do Cooperativismo Brasileiro.

De acordo com Fabíola da Silva Nader Motta, gerente de Relações Institucionais da OCB, o cooperativismo é um movimento global. Em 150 países, cooperativas atuam para dar novas oportunidades a seus cooperados e apoiar o desenvolvimento de suas comunidades. No Brasil, são 6.828 cooperativas, 14.6 milhões de cooperados, ativos totais de R$ 351,4 bilhões, com ingresso de receitas brutas da ordem de R$ 259,9 bilhões. As cooperativas recolheram aos cofres públicos R$ 7 bilhões, em impostos e tributos, apenas em 2018, ano em que injetaram mais de R$ 9 bilhões, apenas com o pagamento de salários outros benefícios destinados a colaboradores.

Na parte da tarde, o grupo assistiu a uma apresentação sobre o movimento SomosCoop, que nasceu com o importante desafio de tornar o sistema cooperativista reconhecido na sociedade pela força e pela capacidade de proporcionar impactos positivos para o país inteiro. O Somoscoop acredita em um futuro marcado pela inovação, igualdade e sustentabilidade. Para chegar mais perto deste Coofuturo, mais que nunca, a colaboração é a chave.

Para a diretora do Sindjorce e 2ª vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a visita possibilitou conhecer melhor o Sistema OCB e sua excelente estrutura, bastante acessível aos cooperados. “Vimos, inclusive, que por meio do princípio da intercooperação, a nossa Cooperativa de Jornalistas pode se estabelecer fornecendo seus serviços a pequenas, médias e grandes cooperativas do Ceará. Precisamos fortalecer o cooperativismo e a Comunicação é a chave para esse objetivo”, disse.

Para saber mais sobre o Cooperativismo:

Números do Cooperativismo Brasileiro

Movimento SomosCoop