Sindjorce pede home office total na TV Jangadeiro, depois de suspeita de Covid-19 na redação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) tomou conhecimento, na noite de ontem (14/04), de que foram registrados casos de profissionais com suspeita de contaminação pelo Novo Coronavírus e diversos trabalhadores estão afastados com sintomas de gripe na redação do Sistema Jangadeiro de Comunicação.

Diante da situação, mesmo não havendo ainda os resultados dos testes, o Sindjorce, em ofício enviado nesta quarta-feira (15/04), orientou que a emissora libere todos os jornalistas de suas respectivas atividades nas dependências da empresa, a fim de atender as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde.

“De forma alternativa, os trabalhadores, desde que estejam assintomáticos, poderão executar suas funções em home office”, coloca a entidade laboral. De acordo com o Sindicato, havendo necessidade, os jornalistas poderão até realizar reportagens de rua, mas devem evitar o retorno à redação. “Os profissionais poderão entrar no ar direto de suas casas, como muitas emissoras fazem neste momento”, informa. Diante de tudo isso, cabe à empresa dotar os meios necessários para tanto, como o fornecimentos de equipamentos (câmeras, microfones, celulares, computadores, modem, etc.) e acesso à internet ou ressarcimento do uso de materiais e recursos do empregado.

Tendo em vista o alto grau de contágio do Novo Coronavírus, o Sindjorce também recomendou a higienização de equipamentos e ambientes, bem como que todos os trabalhadores do grupo de comunicação sejam formalmente avisados das suspeitas de contaminação. “É preciso que todos os funcionários sejam comunicados de que precisam entrar em quarentena imediata e tomar as devidas medidas de contingência, segurança e saúde, inclusive para resguardar seus agrupamentos familiares”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindicato.

O Sindjorce faz estas recomendações para preservar a saúde, a segurança e a vida dos trabalhadores. “Não queremos que se perca o controle da situação, como aconteceu no SBT Rio, onde o editor de imagens, José Augusto Nascimento Silva, de 58 anos, hipertenso, foi obrigado a trabalhar e acabou morrendo nesta segunda-feira (13/04), vítima de Coronavírus. Neste caso, a empresa foi negligente, não interrompeu os trabalhos na redação, mesmo já tendo, no dia 5 de abril, 44% da equipe de jornalismo afastada com suspeita de Covid-19”, narra Mesquita.

O Sindjorce também informou à Jangadeiro que o Ministério Púbico do Trabalho do Ceará (MPT-CE) e a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) também serão avisados da situação. “Acreditamos que as medidas propostas por esta entidade laboral serão prontamente atendidas”, finaliza o presidente.