Sindjorce quer ampliar debate sobre ética jornalística em Sobral e Região Norte

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realizou, de 26 a 28 de outubro, a segunda edição do projeto Sindjorce Itinerante, na cidade de Sobral, na Região Norte do Estado. A presidente, Samira de Castro; o secretário-geral, Rafael Mesquita; a diretora de Administração, Germana McGregor; e o funcionário Macell Davis visitaram os principais locais de trabalho, distribuindo cartilhas e informes, além de material da campanha de sindicalização. A atividade faz parte do Plano de Lutas dos Jornalistas do Ceará, aprovado no Congresso Extraordinário da categoria, realizado em agosto deste ano, em Fortaleza.

A comitiva visitou o Hospital Regional Norte, a Prefeitura de Sobral (Assessoria, Educação e Saúde), o Sistema Verdes Mares (TV Diário, Diário do Nordeste e TV Verdes Mares), o Centro Universitário INTA, o Instituto ECOA, o Jornal Correio da Semana, a Rádio FM Coqueiros, o Instituto Federal de Educação tecnológica (IFCE), a Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e a Faculdade Luciano Feijão.

No sábado (28/10), foi realizada a roda de conversa “O Jornalismo e os Jornalistas em Sobral e Região Norte: desafios e Perspectivas”, além de atendimentos para sindicalização e emissão de carteiras das federações Nacional (FENAJ) e Internacional de Jornalistas (FIJ). “Um dos principais pontos detectados nas visitas e nas conversas foi a necessidade de realização de um seminário, debate ou formação sobre ética e responsabilidade dos profissionais na difusão de informações pelas redes sociais”, avalia Samira de Castro.

Na Prefeitura

Um dos destaques das visitas foi a conversa com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, na noite da quinta-feira (26/10). Na ocasião, os representantes do Sindjorce colocaram para o prefeito a necessidade de isonomia entre os profissionais que atuam na comunicação institucional, defendendo o piso de Assessor de Imprensa para os jornalistas que, em alguns casos, lidam com a mídia local e produzem conteúdo jornalístico para divulgação.

A diretoria também se colocou à disposição do gestor municipal para colaborar na elaboração conjunta de edital para estabelecimento de critérios de destinação da verba publicitária institucional. “Os veículos da mídia tradicional e os novos ou alternativos podem acessar os recursos públicos desde que adotem critérios claros de noticiabilidade e respeitem o Código de Ética e as premissas do Jornalismo como atividade profissional”, explicou Rafael Mesquita.