Sindjorce realiza debate sobre violência de gênero e Lei do Feminicídio

No Brasil, dados oficiais apontam que 500 mulheres são agredidas por hora. Uma mulher é morta a cada duas horas, e cerca de 164 estupros ocorrem diariamente. Os números assustam, e podem ser muito maiores, já que grande parte dos casos ainda não é denunciado ou relatado pelas vítimas.

Diante deste cenário, em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o Sindicato de Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Comissão das Mulheres Jornalistas da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realizam roda de conversa com o tema “O aumento da violência de gênero e a Lei do Feminicídio”. O evento será no sábado, 9 de março, a partir das 9h, na sede do Sindicato (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres).

A atividade integra o Dia Internacional de Luta das Mulheres, com atos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. O objetivo do encontro é proporcionar à sociedade o aprofundamento do debate sobre o aumento da violência de gênero, mesmo após a sanção da Lei do Feminicídio pela presidenta Dilma Rousseff, em 2015, e que agora se encontra em pleo ataque ante a postura do atual governo brasileiro, que facilitou a posse de arma de fogo.

A roda de conversa, que acontece dentro do Projeto Mulher, Direitos e Mídia, recebe Raquel Andrade, advogada e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/CE; Teresa Esmeraldo, professora adjunta da UECE e coordenadora do Coletivo do Gestor do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência (NAH/UECE), além de Samira de Castro, presidenta do Sindjorce e segunda tesoureira da FENAJ. A mediação fica por conta de Germana McGregor, diretora de Administração e Finanças do Sindjorce e integrante da Comissão das Mulheres Jornalistas FENAJ.

O dia traz ainda um momento de auto-cuidado, com uma oficina de imagem pessoal, que engloba cuidados com a pele e automaquiagem, promovido pela Consultora Mary Kay, Linda Mascarenhas, além de sorteio de brindes.

Serviço:

Mulher, Direitos e Mídia – Roda de conversa “O aumento da violência de gênero e a Lei do Feminicídio”

Debatedoras: Samira de Castro (jornalista), Raquel Andrade (advogada) e Teresa Esmeraldo (professora)

Mediação: Germana McGregor

Data: 9 de março

Horário: às 09h

Local: Sindjorce – Rua Joaquim Sá, 545 – Dionísio torres.

Brindes e oficina de automaquiagem da Mary Kay