Sindjorce realiza seminário sobre criação de negócios digitais e cooperativismo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) completa 65 anos no dia 26 de maio de 2018. Para celebrar a data, a diretoria programou uma série de atividades, iniciando com o seminário “Criação de negócios digitais e cooperativismo para jornalistas”. O evento é gratuito e acontecerá no sábado (26/05), das 9h às 12h, no auditório da entidade (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres). Ainda restam 8 das 40  vagas disponibilizadas para jornalistas e estudantes de Jornalismo interessados na temática. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://goo.gl/pzwxNa

A realização do seminário faz parte do Plano de Lutas dos Jornalistas Cearenses, aprovado durante o I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, realizado em Fortaleza, em agosto de 2017. “Na ocasião, deliberamos, no Eixo Empregabilidade e novas formas de exercício profissional, por realizar eventos de discussão e formação nas áreas de negócios digitais e cooperativismo”, comenta a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

O secretário-geral do Sindjorce, Rafael Mesquita, ressalta que, nesta nova dinâmica no mundo do trabalho, a qualificação contínua dos profissionais é imperativa. “Por isso, é necessário pensar estratégias para o desenvolvimento contínuo e constante de novas competências”, destaca. Ele acrescenta que a crise no modelo de negócios tradicional dos grandes veículos de mídia – baseado em anúncios publicitários – tem feito o trabalhador repensar a carreira.

“Tal crise passa por processos de demissões em massa, fechamento de redações, precarização em postos de assessoria de imprensa/comunicação. Por isso, ao perceber novas formas de empregabilidade, é importante pensar nos veículos de comunicação independente, que possuem a internet como espaço de divulgação e onde o custo de produção não chega a ser comparado com o de um grande jornal diário”, completa Rafael Mesquita. Ele destaca o coletivo Jornalistas Livres e a Agência Pública, um apontado para o “hardnews livre” e o outro pro “jornalismo investigativo independente”.

“O número de coletivos jornalísticos que irão trabalhar de forma independente pode crescer cada vez mais e assim melhorar o nível do debate social tão fragilizado hoje internacionalmente, jogando luz e se aliando à tecnologia para caminhar para um maior desenvolvimento, que pode ter a comunicação como aliado”, acredita Samira de Castro.

O exemplo de cooperativas na Argentina

No fim de 2001, a recessão econômica na Argentina, que culminou em intensos protestos populares e na renúncia do então presidente Fernando de la Rúa, também fomentou um fenômeno peculiar: o das empresas recuperadas por seus trabalhadores. Desde então, a conformação de cooperativas de trabalhadores para recuperar empresas prestes a fechar as portas ou já com falência declarada se tornou algo recorrente no país, especialmente nos setores têxtil e metalúrgico.

No entanto, nos últimos dois anos e pela primeira vez, os meios de comunicação foram a maior parte das empresas recuperadas na Argentina no período, segundo levantamento do Programa Facultad Abierta da Universidade de Buenos Aires. Entre 2016 e 2017, pelo menos seis meios foram recuperados por seus trabalhadores após terem sido fechados ou abandonados por seus donos. No levantamento anterior, referente ao período entre 2010 e 2013, foi registrada a recuperação de apenas um meio de comunicação.

A cientista social Natalia Bauni, do Observatório Social sobre Empresas Recuperadas e Autogeridas (Osera), também da Universidade de Buenos Aires, disse ao Centro Knight que o ponto central da recuperação de empresas por seus trabalhadores é a conservação dos postos de trabalho. “O fato é que podemos aprender muito com a experiência argentina e contar com o apoio de entidades de cooperativismo no Brasil e no Ceará”, enfatiza Samira de Castro.