Sindjorce realizará visitas aos locais de trabalho no Cariri

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) lança, este mês, o projeto Sindjorce Itinerante, com o objetivo de levar os serviços e benefícios oferecidos pela entidade até os jornalistas que atuam no interior do Estado. A primeira edição acontecerá de 21 a 24 de setembro, na Região do Cariri, onde uma comitiva de dirigentes estará presente para fazer sindicalizações e emissão de carteiras da FENAJ, além de conversar com os trabalhadores e esclarecer dúvidas sobre direitos.

A iniciativa consta no Plano de Lutas dos Jornalistas Cearenses, aprovado por unanimidade no I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, realizado em agosto deste ano. No eixo “Combate à precarização das relações de trabalho e organização sindical”, foi deliberado que o sindicato vai realizar oficinas regionais e fortalecer o processo de visitas aos locais de trabalho dos jornalistas no interior do Estado”, lembra a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

O secretário-geral do Sindjorce, Rafael Mesquita, destaca que serão visitados os principais locais de trabalho nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, onde a diretoria irá distribuir materiais como a Cartilha do Jornalista 2017 e o Manual de Segurança para Jornalistas em Coberturas de Risco. “Vamos conversar com os colegas, fazer corpo a corpo e prospectar parcerias tanto para convênios na região quanto para a realização de um evento no Cariri”, acrescenta.

O projeto Sindjorce Itinerante é uma iniciativa da atual gestão da entidade com o intuito de aproximar o Sindicato de todos os jornalistas, ouvir as demandas e resolver os problemas apresentados pela categoria. “Muitos colegas não dispõem de tempo ou de condições para se deslocar até a sede da entidade, e por isso acabam deixando de trazer as reivindicações”, avalia Samira de Castro.

A ida ao Cariri também tem por objetivo eleger um observador da região para participar do 3º Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas, que acontecerá em dezembro, na cidade de Vitória/ES. Há três anos, a então diretoria do Sindjorce participou, em Juazeiro, da formatura da primeira turma do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). À época, também foram realizadas visitas aos locais de trabalho.

“Nossa proposta é fomentar a organização sindical da categoria na região, evoluindo para instalar uma Regional do Sindjorce no Cariri, com diretor titular e um suplente eleitos pelos associados locais, conforme nosso Estatuto”, reforça o secretário-geral do Sindjorce. Segundo Rafael Mesquita, a participação de um observador ou observadora caririense no Congresso da FENAJ é um passo para a formação de um provável dirigente, que poderá se atualizar das lutas da categoria nesse contexto histórico tão desafiador para a classe trabalhadora.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA