Sindjorce reforça regras para negociação de mensalidades em atraso

ELEIÇÕES 2016 - SINDJORCENos dias 19, 20 e 21 de julho, os jornalistas cearenses e brasileiros elegerão, pelo voto direto e secreto, a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), da Comissão Estadual de Ética e da Comissão Nacional de Ética.

De acordo com o Estatuto, é eleitor todo associado que tiver ingressado no quadro social do Sindicato até a data da publicação do edital de convocação das eleições, que foi veiculado nos três jornais cearenses no dia 30 de maio do corrente ano. Além disso, o associado precisa quitar as mensalidades até o dia da eleição, ficando no gozo dos direitos conferidos no Estatuto Social.

Para regularizar sua situação, o jornalista deve solicitar seu débito na secretaria do Sindjorce, ao funcionário Macell Davis, por meio do e-mail secretaria2@sindjorce.tempsite.ws, informando local de trabalho, função e salário. O funcionário atende das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3272.2966.

Regras praticadas desde 2007 e aprovadas em assembleia

De acordo com as regras de negociação, praticadas desde 2007 e aprovadas pela categoria em assembleia geral realizada no dia 28 de março de 2015, as dívidas superiores a seis meses podem ser pagas com 20% de desconto à vista, ou 15% de desconto com cheque pré-datado, em uma mais cinco parcelas. Ao jornalista desempregado é concedida isenção da mensalidade sindical, desde que informe à Secretaria do Sindjorce e comprove sua situação.

Segundo o § 1° do Art. 5º do Estatuto, imediatamente após a sua inclusão no quadro social do Sindicato, o sócio usufruirá dos direitos inerentes ao Estatuto, cabendo-lhe também o cumprimento dos deveres. Entre os deveres está o pagamento da mensalidade de 2% sobre o piso salarial referente à função que o jornalista exerce, paga através de desconto na folha de pagamento das empresas ou ainda por meio de boleto de cobrança.

Em reunião realizada na terça-feira (05/07) entre a Comissão Eleitoral e representantes das duas chapas, as regras para negociação de dívidas foram confirmadas. Também ficou estabelecido que, conforme aconteceu no pleito anterior, nos dias de votação, um integrante da Comissão Eleitoral e um representante de cada chapa acompanharão as negociações dos associados na secretaria do Sindjorce.

Duas chapas concorrem no Estado

Concorrem à eleição do Sindjorce a Chapa 1, “Jornalistas em luta”, liderada pela atual presidente do Sindjorce, Samira de Castro, e a Chapa 2, “Resistência”, encabeçada pela jornalista Ana Alice Nogueira. Samira é repórter do Diário do Nordeste e Ana Alice é assessora do Porto Iracema das Artes.

O processo é coordenado pela Comissão Eleitoral, composta pelos jornalistas Mariana Cunha, Luciana de Paula e Roberto Douglas, além das servidoras municipais de Caucaia Catarina Lima e Karla Bessa. O grupo foi eleito pela categoria em assembleia realizada no dia 19 de abril, na sede do Sindicato.

Para a presidente da Comissão Eleitoral, Catarina Lima, as eleições são a possibilidade de a categoria se manifestar sobre o futuro do sindicato. “As chapas concorrentes devem lembrar que são companheiros de profissão e que essa não é uma disputa pessoal. É um momento institucional, um momento de união da categoria”, enfatiza.

Durante o pleito, funcionarão 05 (cinco) urnas, das 8h às 18h, sendo 01 (uma) na sede da entidade, 01 (uma) no Jornal O Povo, 01 (uma) no Diário do Nordeste e 02 (duas) itinerantes. No dia 21, funcionará apenas a urna localizada na sede do Sindicato, com a votação estendendo-se até às 20 horas.

Duas chapas também disputam a FENAJ

Duas chapas também concorrem às eleições da federação: a Chapa 1 – “Sou FENAJ – Em Defesa da Democracia, do Jornalismo e dos Jornalistas”, encabeçada pela atual vice-presidente da entidade, Maria José Braga, e a Chapa 2 – “Hora de Reagir: Renovar a Fenaj em Defesa dos Jornalistas”, tendo à frente o jornalista Jonas Valente, coordenador do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.

Quatro jornalistas cearenses participam de uma das chapas que disputa a direção da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). A Chapa 1 conta com Samira de Castro, Rafael Mesquita, Déborah Lima e Evilázio Bezerra, enquanto a Chapa 2 não possui membros no Estado.