Sindjorce solidariza-se com professores perseguidos pela Direção da Faculdade de Direito da UFC

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) vem a público solidarizar-se com as e os professores Beatriz Xavier, Cynara Mariano, Felipe Braga, Gustavo Cabral e Newton Albuquerque, vítimas de assédio moral, práticas antissindicais e perseguição política por parte da Direção da Faculdade de Direito e da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao mesmo tempo, repudia condutas antidemocráticas dos ocupantes dos mais altos cargos da universidade.

A tentativa de criminalização do grupo de docentes por parte do interventor da UFC, Cândido Albuquerque, e do diretor da referida faculdade, Maurício Benevides, tem como instrumento cinco ações de indenização por danos morais, a indicação de uma sindicância administrativa e a abertura, pelo interventor, de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) sem sindicância prévia, com indicação de demissão, a ser concluído em 60 dias.

Tudo isso, fundamentado em suposta insubordinação grave, mas com notória natureza de perseguição política, tendo em vista, além da atuação do grupo no movimento docente da UFC (todos são representantes sindicais da ADUFC-Sindicato), o fato de terem disputado com o próprio interventor e com o atual diretor da Faculdade de Direito as últimas eleições para a diretoria da faculdade.

A conduta persecutória da Reitoria da UFC e da Diretoria da Faculdade de Direito fere o Estado Democrático de Direito e a Constituição brasileira e é mais um capítulo da política do Governo Bolsonaro nas universidades públicas, que ataca a autonomia universitária e macula o espaço democrático e plural necessário à formação cidadã das e dos estudantes.

O profissionalismo, a coragem e a determinação de pessoas como Beatriz, Cynara, Newton, Gustavo e Filipe – e de centenas de professoras, professores, servidoras e servidores técnico-administrativos – são, acima de tudo, o combustível para seguirmos juntes, em luta, até que não ousem calar nossas vozes.