Sindjorce vai à CMFor defender aprovação da meia-entrada cultural para jornalistas

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, acompanhado dos diretores Nathan Camelo e Washington Feitosa, reuniu-se com os vereadores membros da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) na manhã de ontem (02/01).

O objetivo do encontro com os legisladores foi fortalecer a demanda pela aprovação do projeto de lei nº 439/2017, de autoria do vereador Frota Cavalcante (Podemos), que estabelece a meia-entrada cultural para jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, técnicos em rádio e TV, repórteres cinematográficos e fotográficos.

Participaram da conversa o autor da propositura, o relator, vereador Iraguassú Filho (PDT), e os também parlamentares da Capital Didi Mangueira (PDT), presidente da CCJ, Evaldo Lima (PCdoB), vice-presidente da Comissão, Jorge Pinheiro (DC) e Ronivaldo Maia (PT).

Na oportunidade, Rafael Mesquita também destacou a importância da medida para o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), e para os vereadores Guilherme Sampaio (PT) e Emanuel Acrízio (PRP).

Caso avance, a propositura irá permitir desconto de 50% profissionais da comunicação em estabelecimentos que proporcionam cultura, apresentações artísticas, entretenimento, esporte e lazer em Fortaleza.

O encaminhamento do encontro foi a retirada de pauta do projeto, para que o Sindicato dos Jornalistas e os vereadores possam qualificar o texto, tendo em vista garantir a aprovação na Câmara e a sanção pelo Prefeito Roberto Cláudio.

“Nossa luta agora é para que o projeto seja viável do ponto de vista jurídico e que tenha condições de ser aprovado sem nenhum questionamento futuro”, explica o presidente do Sindjorce. “Os profissionais da comunicação compõem um grupo profissional cuja tarefa principal é a divulgação de informações de interesse público. Entendemos que a medida não só proporcionará um maior acesso deste grupo à cultura como por meio deles proporcionará um grande fortalecimento da difusão cultural, ou seja, aumentando a visibilidade e possibilitando o crescimento econômico do setor de cultura da Capital”, reforça Rafael Mesquita.