Solenidade de abertura do XX ENJAI é marcada por emoção e desafios

Sam-Enjai
Samira de Castro, presidente do Sindjorce. Foto: Bruno Macedo

Cearenses, visitantes, jornalistas, estudantes, autoridades e entusiastas prestigiaram a noite de abertura do XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), que ocorreu no dia 1º de agosto, no Seara Praia Hotel. Presidindo a solenidade, Samira de Castro, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), anfitrião do evento, deu as boas-vindas aos presentes e salientou da importância do evento para a os jornalistas e o jornalismo brasileiro.

Samira ressaltou a importância do trabalho jornalístico atualmente nas assessorias de comunicação e de imprensa, no evento que reúne mais de 300 profissionais e estudantes, de 18 estados brasileiros.

A dirigente destacou o importante apoio que o Sindjorce recebeu dos colegas (professores, pesquisadores, sindicalistas e profissionais renomados no mercado) para a boa realização da atividade. “Agradeço a presença e o importante apoio de todos, inclusive aos patrocinadores que nos ajudaram a concretizar o encontro”, ressaltou.

Emocionada, a presidente do sindicato cearense falou da conjuntura do jornalismo. “Talvez, vivamos o momento mais difícil nas relações de trabalho do jornalismo ao mesmo tempo em que as lutas coletivas são golpeadas pela descrença, pelo individualismo e pelo ódio de classes”, disse.

Samira avaliou que o desafio para os sindicatos e as demais organizações de classe de é reorganizar e reencantar a categoria. “A nova classe trabalhadora, antecessora à clássica, não estrutura sua identidade a partir de ideias transformadoras e sim em uma identificação baseada em medos e expectativas comuns, que conduzem, inclusive, a agir contra a própria categoria, alvejando conquistas ou a possibilidade delas”. E concluiu dizendo: “Cabe à FENAJ e aos sindicatos redescobrir a conexão e voltar a operar de forma exitosa a politização deste grupo. Só a luta coletiva vai nos salvar do braço cada vez mais opressor, tirano e antitrabalhador do patronato do jornalismo brasileiro, seja nas redações ou nas assessorias”.

Mesa

Também tomaram assento na mesa de boas vindas, o assessor especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Estado do Ceará, Acrísio Sena, no ato representando o Governador Camilo Santana; e Celso Schröder, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Celso Schröder tratou sobre a necessidade em discutir, falar e pensar sobre a importância da comunicação. “Precisamos reorganizar a comunicação com o marco regulatório na comunidade e reafirmar a profissão de jornalista”, disse.

Já Acrísio Sena salientou o protagonismo do Sindjorce nas lutas sociais do estado, ressaltando também a importância de defender o bom jornalismo e os verdadeiros jornalistas. “A exigência do diploma para a categoria e a necessidade do estado em contratar jornalistas capacitados são compromissos nossos”, finalizou.