Solenidade de posse da diretoria da FENAJ é marcada por manifestação contra governo ilegítimo de Temer

WhatsApp Image 2016-08-29 at 14.47.46

A nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) foi empossada no sábado, dia 27 de agosto, em solenidade festiva que contou com a participação de delegados e observadores presentes ao 37º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado de 25 a 27/08 em Goiânia (GO). Em sua fala, a presidente da entidade representativa máxima da categoria, Maria José Braga, ressaltou o papel dos sindicatos na construção da FENAJ e reafirmou compromissos da luta histórica da Federação pelos direitos dos jornalistas e de toda a classe trabalhadora.

Ao se postarem para a foto oficial, os dirigentes sindicais empossados quebraram o protocolo e ergueram uma faixa e cartazes “Fora Temer”, expressando o compromisso da Federação e de seus Sindicatos com a democracia e o Estado Democrático de Direito, ameaçados pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff, sem que esta tenha cometido crime de responsabilidade fiscal. Durante o 37º Congresso, a principal tese apresentada, e aprovada por ampla maioria de delegados, coloca que os jornalistas brasileiros não reconhecem o (des)governo golpista, bem como são contrários à realização de novas eleições.

WhatsApp Image 2016-08-29 at 14.48.52
“A categoria dos jornalistas brasileiros pode esperar a continuidade da luta da FENAJ em defesa da democracia no Brasil, em defesa do jornalismo e dos jornalistas como trabalhadores do jornalismo”, disse Maria José Braga

“A categoria dos jornalistas brasileiros pode esperar a continuidade da luta da FENAJ em defesa da democracia no Brasil, em defesa do jornalismo e dos jornalistas como trabalhadores do jornalismo”, afirmou Maria José Braga. “Apesar da profusão de informações existe no mundo, a informação jornalística é aquela qualificada, que permite aos cidadãos formar seu juízo sobre os fatos e debates em pauta, para agir socialmente. E é o jornalista o profissional que tem condições teóricas, técnicas e, principalmente, o compromisso ético para fazer esse trabalho. A sociedade tem que reconhecer isso, valorizando o jornalismo e o profissional jornalista, para isso precisamos de melhores salários, a jornada de trabalho respeitada, precisamos ter a valorização dos jornalistas”, completou.

Ceará tem quatro diretores na FENAJ

Do Ceará, foram empossados a Segunda Tesoureira da FENAJ e atual presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro; o diretor de Educação e Aperfeiçoamento Profissional, Rafael Mesquita, que é secretário-geral do Sindjorce; a diretora de Mobilização e Negociação salarial, Déborah Lima, atualmente integrante do Conselho Fiscal do Sindjorce; e o diretor do Departamento de Imagem da FENAJ, Evilázio Bezerra, atual diretor de Ação Sindical do Sindjorce.

Participaram do Congresso de Goiânia os delegados eleitos Anderson Sandes, Germana McGregor, Salomão de Castro, Telma Costa e Washington Feitosa, além do diretor de Comunicação e Cultura do Sindjorce, Nathan Camelo, na condição de observador.