Último encontro do Ciclo de Oficinas sobre infância e juventude debaterá “Que abordagens buscamos?”

O quarto – e último – encontro do Ciclo de oficinas: infância e juventude em pauta – Comunicação e direitos humanos em tempos de desinformação acontecerá neste sábado (10/10), a partir de 9h, com o tema “Que abordagem buscamos?”. As facilitadoras são as jornalistas Fernanda Nascimento e Márcia Veiga. O ciclo formativo é uma parceria entre a Terre des hommes Brasil (Tdh) e o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). Na ocasião, o representante da Tdh fará a apresentação do Manual Comunicação e Direitos Humanos: Infância e Juventude em Pauta.

Online e gratuito, o conjunto de oficinas visa contribuir no processo formativo de estudantes e profissionais do campo da comunicação, a partir de reflexões coletivas acerca de grandes questões da contemporaneidade e suas relações com os direitos infantojuvenis.

Confira o conteúdo da Oficina 4 | Que abordagem buscamos?

– Como reproduzimos violências

– Qualificando a cobertura

– Ferramentas e aliados

– Cultura de paz e boas práticas

Apresentação do Manual Comunicação e Direitos Humanos: Infância e Juventude em Pauta

Sobre as facilitadoras

Fernanda Nascimento é Doutora em Ciências Humanas, na área de Estudos de Gênero, com formação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Comunicação Social e jornalista graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Desenvolve pesquisas no campo da Comunicação Social em articulação com estudos de gênero e sexualidade, sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, estudos queer e pensamento feminista descolonial. É autora do livro “Bicha (nem tão) má ? LGBTs em telenovelas” (2015).

Marcia Veiga da Silva é Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015) e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2010). Professora colaboradora e bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Autora do livro “Masculino, o gênero do Jornalismo: modos de produção das notícias”, 8º volume da série Jornalismo a rigor da Editora Insular (2014). Possui ampla trajetória na Assessoria de Imprensa junto a organizações não-governamentais.