Vitória da categoria: Ação do Sindjorce pagará R$ 2 milhões a 45 jornalistas da TV e Rádio Verdes Mares

Alvará 2O ditado popular “a justiça tarda, mas não falha” se aplica literalmente a mais recente vitória dos jornalistas cearenses. O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) pagará R$ 2 milhões em indenizações a 46 jornalistas empregados da TV Verdes Mares, após 13 anos de tramitação do processo na justiça. O assessor jurídico da entidade, advogado Carlos Chagas, recebeu alvará da 11ª Vara do Trabalho de Fortaleza na última sexta-feira (17/06). Nas próximas horas, dará entrada no Banco do Brasil para proceder o pagamento.

Esta é apenas uma das ações e diz respeito ao pagamento das diferenças salariais dos jornalistas da Rádio e da TV Verdes Mares, contratados como radialistas pelas empresas de comunicação do Grupo Edson Queiroz, numa verdadeira aberração jurídica que gerou o passivo trabalhista. “O erro proposital no enquadramento funcional, que ocasionou descumprimento de sentenças normativas de pagamento dos dissídios do segmento, custando apenas à TV Verdes Mares, somente em uma das ações, pouco mais de R$ 2 milhões”, explica Carlos Chagas.

“O banco pede um prazo, que varia entre dois e cinco dias, para chegar a documentação e liberar os recursos. Desta forma. Em seguida, nossa assessoria jurídica prepara uma planilha individualizada, com as verbas de cada um e desconto previdenciário e de honorários.  Desta forma, estamos trabalhando com a data de pagamento no dia 2 de julho”, explica a presidente do Sindjorce, Samira de Castro. “Os valores a que cada colega tem direito serão pagos em cheque, com recibo. Faremos uma atividade cultural no Sindjorce para marcar esse importante momento”, comenta.

Para a presidente do Sindjorce, o resultado do processo, que foi ganho em 2013 e está sendo executado agora, serve de aprendizado tanto aos jornalistas quanto às empresas. “Para a categoria, significa que lutamos pelo que é justo e não podemos abrir mão de nossos direitos. Para as empresas, fica a lição que, ao tentar escamotear as conquistas dos jornalistas, encontrarão um sindicato atuante, que buscará todos os meios para fazer valer os direitos dos jornalistas cearenses”.

Outros processos

O Sindjorce também ingressou com ações contra a TV Cidade, TV Diário, TV Jangadeiro e Rede TV!, pelo descumprimento das sentenças normativas dos dissídios salariais. Os processos, já ganhos em 2013, encontram-se em fases distintas de tramitação. “Alguns estão em fase de cálculos, outros estão no Tribunal Superior do Trabalho. É questão de tempo para sairem novas execuções”, explica Carlos Chagas.

Para saber se está na lista de beneficiados, o associado deve ligar para o Sindjorce, no (85) 3272.2966, das 9 às 12h e das 14 às 17 horas.