Jornalistas elegem delegação para a 14ª Plenária Estatutária da CUT/CE

Os jornalistas cearenses realizaram, na última quinta-feira (15/7), assembleia geral ordinária na qual foi eleita a delegação para a 14ª Plenária Estatutária da CUT Ceará, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, de forma virtual. A categoria será representada pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, como delegado, e pela delegada do Sindicato junto à FENAJ, Polianna Uchôa, como suplente.

A 14ª Plenária Estatutária da CUT Ceará é etapa estadual preparatória para a 16ª Plenária Nacional da CUT, durante a qual será discutido o Texto Base elaborado com base nos debates e deliberação da Direção Executiva Nacional, aprimorados pela Coordenação da Plenária, priorizando abarcar a reflexão sobre a estratégia geral da CUT para esse próximo período e avançar na direção da atualização do projeto organizativo, com base nas resoluções do 13° CONCUT, atualizando o plano de lutas da Central, à luz da conjuntura e da própria estratégia da CUT.

Segundo a Central, o Texto Base  parte das reflexões do 13º CONCUT sobre as transformações em curso no mundo do trabalho, sob o impacto de mudanças no modelo de acumulação do capital, cada vez mais predatório, e de seu reflexo no campo da regulação das relações de trabalho, com a reforma sindical e trabalhista, a reforma da previdência, entre outras. A situação, mais recentemente, tem-se agravado bastante, seja pela ofensiva do capital como também da crise gerada pela pandemia da Covid-19. “Continuamos a sofrer contínuas investidas visando precarizar o trabalho, através de medidas específicas, projetos de lei ou de mecanismos embutidos em PECs, especialmente no que diz respeito à organização sindical”.

A 16ª Plenária acontece num momento crucial para o Brasil, e é fundamental a mensagem a ser passada para a sociedade brasileira de como a CUT se posiciona em relação às questões centrais no debate nacional, como os rumos da própria sociedade, o destino da classe trabalhadora, sinalizando por onde passarão as alianças políticas. Nesse sentido, a avaliação sobre a conjuntura, que se modifica muito rapidamente, dada à dinâmica pela qual passa a sociedade brasileira, será produto de um outro documento, a ser finalizado no mês que antecede a Plenária. Mesmo assim, as tendências principais foram utilizadas para traçar um desenho estratégico que deve orientar as lutas gerais da CUT assim como as ações para concretizar as resoluções do 13º CONCUT em relação ao seu projeto político-organizativo.

Com informações da CUT Nacional