Gestão 2025-2028 assume com maior renovação de sua história e compromisso com a defesa dos direitos dos jornalistas
Matéria escrita por Claudyane Oliveira
O Espaço Cultural SindBar ficou lotado na noite da última quinta-feira, 14 de agosto, para a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), eleita para o triênio 2025-2028. Em clima de celebração e reencontros, jornalistas, familiares, amigos e autoridades prestigiaram o início da gestão que marca a maior renovação no quadro diretivo da história da entidade.
A nova gestão, que assume o mandato de 2025 a 2028, atuará com prioridade na luta por reajuste salarial, combate à pejotização e às demissões em massa, defesa da PEC do Diploma para Jornalistas, valorização do exercício profissional no interior e promoção de ações permanentes de formação, mobilização e negociação coletiva.
A eleição da chapa única “A Nossa Voz – Fortalecer o jornalismo, defender direitos e lutar por igualdade!” foi confirmada com 95,4% dos votos válidos, representando uma das maiores expressões de legitimidade política da entidade sindical em seus 72 anos de existência.
Entre os presentes, destacaram-se o deputado estadual Acrísio Sena (PT), a vereadora Adriana Almeida (PT) e o presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Cleyton Monte. A cerimônia foi conduzida pela Comissão Eleitoral 2025, presidida por Sérgio Filho, seguida pelo discurso do presidente reeleito, Rafael Mesquita, que inicia seu último mandato à frente do sindicato.
Ao assumir o compromisso para os próximos três anos, Rafael lembrou a frase imortalizada por Caetano Veloso: “Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”, reforçando a importância da luta sindical para garantir e ampliar direitos da categoria. “É fundamental entender a importância de estar nessas trincheiras, porque só o sindicato representa a categoria nos piores e nos melhores momentos. Lembro da pandemia, um período delicado para todos, e da luta incansável do sindicato naquele momento”, destacou.
O presidente também frisou que a luta de classes se mede por resultados concretos e que sua missão, agora, é preparar novas lideranças. “Este é meu último mandato como presidente, e minha missão é formar novas lideranças, que podem surgir tanto da diretoria quanto da base de membros”, afirmou.
Rafael Mesquita reforçou que nenhum direito foi conquistado sem mobilização: “Direitos não são de graça, são fruto de união e luta. Este é um momento para celebrar os 72 anos de história de um sindicato que nunca se furtou a lutar — exceto quando, durante a ditadura militar, sofreu intervenção. Quando retomamos o sindicato, voltamos a lutar por direitos e organizamos pelo menos duas greves.”, lembrou.
Ele também destacou que, mesmo diante das transformações tecnológicas no jornalismo, o Sindjorce seguirá cumprindo seu papel: “Temos uma história de representatividade e também de futuro. Seja qual for o formato ou o modelo de trabalho, continuaremos sendo sindicato. Continuaremos sendo Jornalistas Profissionais do Ceará. E que fique claro: nenhuma inteligência artificial vai tirar o nosso trabalho!”
A nova diretoria assume com a missão de fortalecer a mobilização da categoria, ampliar a representatividade e enfrentar os desafios de um cenário em constante mudança, reafirmando o papel do Sindjorce como voz e defesa intransigente dos jornalistas cearenses.
Nova Diretoria do Sindjorce – Triênio 2025-2028
Diretoria Executiva
Presidente: Rafael Mesquita
Secretário-Geral: Tarcísio Aquino
Diretor de Administração e Finanças: Nathan Camelo
Diretor de Comunicação, Cultura e Eventos: Igor Thawen
Diretor de Ação Sindical: Francisco Souza
Diretora de Direitos Humanos: Lidiane Rodrigues
Diretora de Segurança e Defesa do Exercício Profissional: Bemfica de Oliva
Diretora Jurídica e Previdenciária: Samira de Castro
Diretora Executiva 1: Maristela Gláucia
Diretor Executivo 2: Kid Júnior
Diretor Executivo 3: Rogério Maia
Conselho Fiscal
Titulares: Cristhyana Abreu, Francisco Bandeira, Luana Lima
Suplente: Ricardo Ventura
Delegação da FENAJ
Titulares: Evilázio Bezerra, Nut Pereira
Suplente: Francisco Ferreira (Gatto)
Seções Regionais
Cariri: Franzé Souza (titular) e Jorge Abdon (suplente)
Região Norte: Karison Mesquita (titular) e Francisco Edilson (suplente)
Comissão de Ética
Ana Márcia Diógenes
Ângela Marinho
Carmina Dias
Ivan Moura
Mirton Peixoto











