O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), lançou, na última quinta-feira (19), a plataforma dos jornalistas cearenses para as eleições municipais de 2024. O evento, realizado na sede do Sindjorce, em Fortaleza, contou com a participação de candidatos às Câmaras Municipais e Prefeituras do estado. Durante a ocasião, os postulantes foram convidados a firmar compromisso com as propostas da categoria, reunidas no documento intitulado “Jornalismo, Mídia Pública e Democratização da Comunicação”.
De acordo com Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce, a plataforma sintetiza as principais pautas debatidas nos congressos estaduais e nacionais dos jornalistas, além de demandas históricas da categoria. “As propostas apresentadas são o espelho do que jornalistas esperam para os municípios cearenses, tanto do Executivo quanto do Legislativo. Dialogamos com as candidaturas para reivindicar os principais anseios dos trabalhadores e trabalhadoras do jornalismo cearense”, afirmou Mesquita.
Entre as propostas, destacam-se temas relacionados à dignidade profissional dos jornalistas, fortalecimento do jornalismo, consolidação de um sistema público de comunicação, defesa das liberdades de imprensa e expressão, democratização do Estado, direitos humanos e democracia. As proposições também abrangem questões ligadas ao campo do trabalho, emprego, direitos e renda para os profissionais da área.