Sindjorce participa da inauguração da Rádio Ceará FM 87,1 e defende concurso público para emissoras estaduais

Divulgação Casa Civil -Thiago Gaspar

Na manhã desta quinta-feira (30), o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, representou a entidade na cerimônia de inauguração da Rádio Ceará FM 87,1, novo veículo de comunicação pública criado pelo Governo do Estado para levar informação, cultura e serviços a mais de 3 milhões de cearenses.

O evento, realizado na sede da Fundação de Teleducação do Ceará (Funtelc), marcou um importante passo na consolidação da comunicação pública no estado. A solenidade contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, que representou o governador Elmano de Freitas, da presidente da TV Ceará (TVC), Lena Ximenes, além de outras autoridades estaduais e federais, servidores da casa e representantes da sociedade civil.

A nova emissora integra o plano de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), fortalecendo o papel estratégico da mídia pública na democratização da informação e na valorização da cultura regional.

Divulgação

Durante a cerimônia, Lena Ximenes destacou que a Rádio Ceará FM 87,1 “marca um novo tempo na comunicação da emissora. Trata-se de uma comunicação pública cada vez mais vigorosa, plural, inclusiva e de qualidade — uma comunicação que aponta para o cidadão e o reconhece como sujeito ativo, capaz de refletir sobre a realidade e elaborar suas próprias conclusões e conceitos”.

Representando o Sindjorce, Rafael Mesquita ressaltou que a criação de mais veículos públicos de comunicação em radiodifusão é uma reivindicação histórica do sindicato, que há décadas defende a ampliação e o fortalecimento do sistema público de mídia no Ceará. Ele também comemorou a geração de novos postos de trabalho para jornalistas e comunicadores, reforçando que a valorização profissional é essencial para garantir qualidade e credibilidade ao conteúdo produzido.

“A comunicação pública cumpre um papel essencial na construção da cidadania e no fortalecimento da democracia. É fundamental que esses espaços sejam ocupados por profissionais qualificados, com formação ética e técnica sólida, capazes de garantir uma informação de qualidade, independente e comprometida com o interesse público. A criação da Rádio Ceará FM 87,1 é um avanço nesse sentido e reafirma a importância de o Estado investir em jornalismo e comunicação pública com responsabilidade e valorização dos trabalhadores da área. Agora, falta apenas o passo decisivo: a realização do concurso público para a TV e a Rádio Ceará, que consolidará esse avanço e garantirá estabilidade e profissionalismo à comunicação pública estadual”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA