Sindjorce promove oficina Fala Pajubá na Defensoria Pública do Estado do Ceará

Na manhã da última terça-feira (27), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realizou mais uma edição da oficina do projeto Fala Pajubá, desta vez em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará. A atividade formativa teve como público-alvo os jornalistas da própria instituição e foi conduzida pelo presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, mestre e doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Durante o encontro, Rafael promoveu uma reflexão aprofundada sobre como as dimensões de gênero, sexualidade e identidade atravessam as práticas comunicacionais cotidianas, impactando diretamente na forma como se produz e dissemina informação.

“Foi uma experiência potente de formação e sensibilização com a equipe de comunicação da Defensoria. Refletimos juntos sobre como essas questões interferem na linguagem e nas escolhas editoriais, podendo reforçar estigmas ou contribuir para o enfrentamento das violências simbólicas”, afirmou Mesquita.

O presidente do Sindjorce destacou ainda o papel estratégico da comunicação pública na promoção dos direitos humanos. “A oficina foi também um espaço de escuta ativa e aprendizado mútuo, reafirmando o compromisso do jornalismo e da comunicação institucional com o respeito, a inclusão e a dignidade de todas as pessoas. Mais do que informar, comunicamos para transformar”, concluiu Rafael. A oficina faz parte das ações permanentes do projeto Fala Pajubá, que tem como missão qualificar profissionais da comunicação a partir de uma perspectiva ética, inclusiva e comprometida com os direitos da população LGBTI+.

DEIXE UMA RESPOSTA