
Na tarde da última quarta-feira (28), o programa Fala Pajubá, iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), promoveu mais uma edição de sua oficina de formação em Comunicação e Direitos LGBTI+, desta vez voltada para jornalistas e trabalhadores da comunicação da Prefeitura Municipal de Caucaia. A atividade aconteceu na sede da Câmara Municipal e ofereceu um espaço de troca sobre práticas comunicacionais inclusivas e o enfrentamento aos estigmas que afetam a comunidade LGBTI+.
A formação foi conduzida por Silvia Maria Vieira dos Santos, professora doutora em Educação pela UFC, e Germana McGregor, jornalista com foco em estudos de gênero, diretora de finanças do Sindjorce e integrante da Comissão de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A oficina integra as ações contínuas do Fala Pajubá, que busca transformar a comunicação em uma ferramenta de respeito, diversidade e justiça social, por meio do Guia de Jornalismo LGBTI+ do Ceará, produto que norteia o Fala Pajubá.
Para Germana, a iniciativa representa mais do que uma ação educativa — é um posicionamento político e ético do sindicato. “A oficina Fala Pajubá é um compromisso ético do Sindjorce com a construção de uma sociedade mais justa, plural e respeitosa das múltiplas existências. Como estudiosa das questões de gênero, entendo que o reconhecimento e a valorização das linguagens dissidentes são fundamentais para afirmar identidades e combater as violências que historicamente tentaram silenciar corpos LGBTI+”, destacou.










