
Na manhã desta sexta-feira (04), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) promoveu uma Oficina de Comunicação e Direitos LGBTI+ voltada para a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). A atividade ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua e integra o projeto Fala Pajubá, um programa de formação continuada dedicado à capacitação de comunicadores(as) cearenses sobre diversidade, gênero e inclusão. A iniciativa é financiada pela Secretaria da Diversidade do Governo do Estado do Ceará (Sediv).
A abertura da oficina foi realizada pela jornalista Germana McGregor, diretora de Administração e Finanças do Sindjorce, que destacou o protagonismo da entidade sindical na promoção de ações voltadas às minorias.
“O sindicato também atua no letramento de gênero da categoria. Tanto a oficina quanto o guia são produtos que reforçam esse compromisso com o respeito à diversidade”, afirmou Germana.
A oficina foi conduzida pela professora doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Silvia Maria Vieira dos Santos, que apresentou um recorte histórico sobre sexualidade e identidade de gênero. Durante a exposição, Silvia também destacou casos recentes de desinformação relacionados à pauta LGBTI+ no jornalismo local, evidenciando como, mesmo em 2025, ainda persistem desafios no tratamento adequado desses temas na imprensa cearense.
Durante a oficina, a chefe da Assessoria de Comunicação do TJCE, Lyana Ribeiro, destacou a importância do momento de reflexão proporcionado pela atividade. “Para uma equipe que vive o dia a dia das pautas, ser retirada dessa rotina para pensar sobre o fazer jornalístico é sempre importante. Que bom que o sindicato nos suscita essa reflexão”, afirmou. Ela também elogiou a iniciativa: “Parabéns ao Sindicato dos Jornalistas pelo projeto Fala Pajubá, que é incrível. Nos tira da zona de conforto e nos faz, enquanto construtores de conteúdo, refletir sobre o nosso fazer diário”.
Toda a formação teve como base o Guia de Jornalismo LGBTI+ do Ceará, uma publicação impressa que compõe o projeto Fala Pajubá e orienta profissionais da comunicação a produzirem conteúdos com respeito, ética e responsabilidade voltados à população LGBTI+. O guia busca contribuir com a construção de uma imprensa mais inclusiva e comprometida com os direitos humanos.