Sindicalize-se

“A esperança tá no Sindicato”

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) tem uma longa história já consolidada de organização e de defesa dos interesses dos que vivem do trabalho jornalístico. E segue como referência mesmo nos contextos desfavoráveis associados a mudanças do sistema econômico e às estratégias das empresas.

Fundado em 26 de maio de 1953, o Sindjorce completa 68 anos em 2021, em meio ao cenário mais desafiador deste século: a pandemia de Covid-19. Desde o primeiro momento de 2020, nosso Sindicato vem promovendo ações para assegurar os cuidados com a saúde do trabalhador, aumentando a vigilância em relação às empresas de comunicação, com o crescimento dos casos nas redações e assessorias.

No Brasil, a pandemia encontra a classe trabalhadora ainda mais fragilizada, em função da reforma trabalhista de 2017, que dedicou boa parte de suas decisões na direção de inviabilizar a atividade sindical: fim do imposto sindical, contratos precários que afetam a base de representação dos sindicatos, historicamente ancorada nos assalariados com carteira de trabalho assinada, aumentando o percentual de trabalhadores não filiados a sindicatos e não cobertos por convenções e acordos coletivos.

Mesmo com tudo isso, desistir não é uma opção para nós. Nossa campanha de sindicalização resume o sentimento que prevalece: “A esperança tá no Sindicato”. Como ensinou Paulo Freire, esperança não significa esperar parado, mas sim uma palavra que se faz verbo conjugado no plural: esperançar. Buscamos a resistência ativa em nome da coletividade, buscamos construir um país em que as e os jornalistas sejam livres para exercer sua profissão.

Quanto vale a tua luta, jornalista?

Nem todos os profissionais, que têm seus direitos assegurados por meio da atuação do Sindjorce e da assessoria jurídica, são filiados à entidade. A pergunta é se uma mensalidade de menos de R$ 60,00 ou uma contribuição sindical anual vale mais do que a luta constante pela valorização e pelo reconhecimento coletivo de toda a categoria.

Nossa luta é feita por um grupo de pessoas, eleitas para representar a categoria, que se colocam diante das empresas e instituições, buscando respeito às jornadas de trabalho, brigando pelo cumprimento dos pisos e das cláusulas acordadas em Convenções Coletivas de Trabalho, entre outras situações. Ressaltamos, mais uma vez, que, na pandemia, atuamos fortemente por cuidados sanitários para preservar a vida das operárias e dos operários da notícia no Ceará.

A participação efetiva da categoria nas atividades sindicais é fundamental para as conquistas reivindicadas. Sindicato forte é aquele que tem a representatividade de seu associado. Filiar-se e manter as mensalidades em dia é necessário para fortalecer as lutas dos jornalistas. Cada reivindicação feita aos empregadores envolve profissionais do Direito, da Economia, taxas e outros custos que respaldam cada ação.

Como se sindicalizar? (documentação necessária)

Diploma do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (se possuir);

Carteira de Identidade e CPF;

Comprovante de endereço;

2 (duas) fotos 3×4 com fundo branco, em papel fotográfico;

CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social com número de registro profissional.

Solicite a documentação por meio do e-mail secretaria2@sindjorce.org.br, ou realize o cadastro presencialmente no Sindjorce.

Valor das mensalidades:

1,5% sobre o piso salarial referente à função que o jornalista exerce (impresso, rádio e tv ou assessoria de imprensa).

Valores de mensalidade:

Freelancer: R$ 16,73

Impresso: R$ 33,47

Rádio & TV: R$ 41,36

Assessoria de Imprensa/Comunicação: R$ 58,48

Valores das anuidades à vista (30% de desconto):

Freelancer: R$ 140,57

Impresso: R$ 281,14

Rádio & TV: 347,42

Assessoria de Imprensa/Comunicação: R$ 491,23

Valores das anuidades a prazo (20% de desconto)

Freelancer: R$ 160,70

Impresso: R$ 321,31

Rádio & TV: 397,05

Assessoria de Imprensa/Comunicação: R$ 563,80

OBS 1: O jornalista de Assessoria de Imprensa/Comunicação que recebe remuneração abaixo do salário base defendido pelo Sindicato contribui com mensalidade no valor mais aproximado de sua faixa de remuneração.

OBS 2.: Jornalistas freelancers pagam 50% da mensalidade de impresso.

Benefícios da sindicalização

Desconto na emissão da carteira da FENAJ e possibilidade de emissão da carteira internacional (FIJ);

Assessoria jurídica trabalhista;

Receber todos os informativos eletrônicos;

Fazer uso dos convênios e descontos em serviços;

Descontos ou gratuidade em cursos oferecidos pelo Sindicato;

Votar e ser votado nos fóruns da categoria.