1º de Maio: Solidariedade e organização em defesa da saúde, do emprego e da renda dos jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) dirige-se, nesse 1º de Maio de 2020, a todos os trabalhadores e trabalhadoras cearenses, em especial às operárias e operários da notícia, para destacar a importância da classe trabalhadora. A pandemia do novo coronavírus evidenciou o que o movimento sindical diz desde a sua gênese: é o trabalho que produz riquezas, e não o capital.

E é neste contexto de isolamento social que o trabalho das e dos jornalistas não é apenas necessário, ele é vital! A informação ética, séria e de fonte credível – uma obrigação dos meios de comunicação, notadamente dos que são concessões públicas – é o diferencial entre a vida e a morte numa sociedade atingida também pela pandemia da desinformação.

O Sindjorce tem lutado incansavelmente pela garantia de saúde dos profissionais da mídia que estão na linha de frente da cobertura da Covid-19. Desde o primeiro momento, a entidade sindical buscou as empresas jornalísticas, apresentando medidas para evitar o contágio e mitigar os riscos nos locais de trabalho.

Quando não foi mais possível dialogar, frente a insensibilidade de gestores diante das implantação das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Sindicato denunciou os locais com risco de contaminação e casos confirmados de adoecimento ao Ministério Público do Trabalho (MPT-CE) e à Secretaria Estadual da Saúde (SESA). Nosso objetivo maior tem sido proteger a vida dos integrantes da nossa categoria.

Além de atuar de forma permanente na luta pela valorização profissional e por condições de trabalho, o Sindjorce reforçou ainda mais a defesa do trabalho decente com a entrada em vigor das Medidas Provisórias 927 e 936, que permitiram, de maneira perversa, a redução salarial com redução de carga horária e a suspensão temporária dos contratos de trabalho. Situações que ferem a Constituição Brasileira, pois as negociações dessa natureza devem se dar em âmbito coletivo e não individual.

O Sindjorce vem tentando negociar melhores condições para os jornalistas atingidos pelas MPs 927 e 936 e também negociando, via MPT-CE, o pagamento de rescisões contratuais e de todos os direitos dos jornalistas recentemente demitidos. O momento é de buscar o diálogo, tendo como horizonte a redução de danos aos trabalhadores da categoria.

Prestes a completar 67 anos de existência no próximo dia 26 de maio, o Sindjorce se pauta por ações concretas que vão desde a manifestação pública de solidariedade aos jornalistas e repúdio aos desmandos patronais, passando pela negociação caso a caso de problemas nos locais de trabalho, até as batalhas judiciais. E nesse campo, temos muitas vitórias a comemorar, como os recentes processos pagos a trabalhadores do segmento de rádio e televisão.

Hoje destacamos que o Jornalismo pode ser uma peça-chave na construção de um novo momento na democracia, um tempo em que a solidariedade seja perene e a luta coletiva seja ainda mais forte. É tempo de reafirmar o Jornalismo, o que só é possível com a valorização do trabalho de quem o produz no dia a dia: as operárias e operários da notícia. Viva os jornalistas cearenses! Viva a classe trabalhadora!

Fortaleza, 1º de Maio de 2020

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará – Sindjorce