Assembleia elegerá delegados para o Congresso Nacional e deliberará sobre campanhas salariais

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realiza na próxima terça-feira (06/08), às 18h30, na sede da entidade, Assembleia Geral Extraordinária, que irá deliberar sobre a aprovação da Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2019/2020 de jornais e revistas; discutir eventual instalação de Dissídio Coletivo na Justiça do Trabalho para as campanhas salariais de jornais e revistas (2018/2019) e rádio e televisão (2019/2020), que seguem sem conclusão; e para eleição de delegados para o 38º Congresso Nacional dos Jornalistas.

Será dado fim ao impasse da Campanha de Jornais e Revistas?

As negociações salariais dos segmentos de mídia impressa (data-base em setembro de 2018) e de mídia eletrônica (data-base em janeiro de 2019) seguem sem conclusão.

No caso das discussões de jornais e revistas, depois de 14 meses, há uma possibilidade de desfecho. Na última rodada de negociação, a 15ª, realizada na quarta-feira (31/07), o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, apresentou proposta final da categoria, deliberada em assembleia realizada em junho.

A sugestão laboral condiciona o aceite da alteração nos percentuais dos adicionais de fotos e ilustrações negociadas, da matéria paga e da multa por descumprimento à manutenção de cláusulas como diária de viagem, auxílio creche, adicional da área policial (limitado a dois repórteres) e adicional de hora-extra. Nestes termos, também aceitariam a proposta de reajuste pelo índice do INPC.

Tanto a bancada patronal como o mediador do Secretaria Regional do Trabalho avaliaram que era o momento de finalizar a campanha. Conforme os representantes do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Ceará (Sindjornais), até a próxima terça-feira, antes do horário da assembleia dos jornalistas, será dado uma reposta sobre a concordância com essa proposta final.

“Caso não haja resposta positiva, a tendência é que a assembleia profissional delibere pelo dissídio coletivo, que é instaurado quando não ocorre um acordo na negociação entre trabalhadores e empregadores”, explica Rafael Mesquita. Sem a concordância das partes, os representantes da categoria entram com uma ação na Justiça do Trabalho, para o judiciário, com base nos fatos, deliberar sobre a Convenção Coletiva de Trabalho. “No entanto, depois deste longo debate, acredito que chegaremos a um bom termo. Tenho fé que as empresas entendam que é hora de afirmar o jornalismo e isso passa por decentes relações de trabalho”, pondera o presidente.

Caso o encaminhamento seja positivo e a assembleia aprove as medidas, os trabalhadores ratificam em 14 de agosto, às 14h30, a assinatura do termo de fechamento das mediações desta campanha salarial, com o registro da nova Convenção da categoria.

Já quanto às negociações de Rádio e TV, estas serão discutidas ainda no dia 14, no segundo horário de discussão.

Delegados do Sindjorce no 38º Congresso Nacional dos Jornalistas

Conforme deliberação da Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e da Comissão Organizadora do 38º Congresso Nacional dos Jornalistas, a se realizar em Fortaleza (CE), no período de 22 a 24 de agosto de 2019, os Sindicatos filiados devem eleger, por meio de assembleias ou congressos estaduais, os delegados representantes oficiais do Estado no evento.

De acordo com as regras previstas no Estatuto da FENAJ, o Ceará pode escolher até cinco delegados jornalistas profissionais sindicalizados e em dia com as suas obrigações sindicais. O prazo para apresentação dos nomes é até 15 de agosto.

Na oportunidade, o Sindjorce também colocará em discussão as propostas de teses-guia apresentadas pela direção da Federação. Os profissionais cearenses poderão discutir e apresentar emendas ao documento. As teses são as propostas das entidades classistas dos operários da notícia para a organização do movimento sindical em defesa do jornalismo e dos jornalistas brasileiros.

Esta edição do 38º Congresso Nacional dos Jornalistas tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Estado, da Câmara Municipal de Fortaleza, do Banco do Nordeste (BNB), dos mandatos dos deputados estaduais Augusta Brito (PcdoB) e Moisés Braz (PT), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufce), do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiagua) e do Sindicato dos Eletricitários do Estado do Ceará (Sindeletro). O apoio institucional é da Associação Brasileira da Podcasters (Abpod).

Veja edital de convocação publicado nos jornais impressos e agende-se: