Assembleia Legislativa comemora 65 anos do Sindjorce nesta quarta-feira (20)

A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (20/06), às 18h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 65 anos de fundação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce). A solenidade atende a requerimento das deputadas Rachel Marques (PT) e Augusta Brito (PCdoB).
A atual presidente do Sindjorce, Samira de Castro, o fundador e primeiro presidente da entidade, Paulo Bonavides, e a integrante da Comissão Estadual de Ética,Telma Costa

No documento, as parlamentares fazem um breve histórico do Sindjorce, cuja história iniciou em 9 de abril de 1951, pelo jurista Paulo Bonavides, quando da criação da Associação Profissional dos Jornalistas do Estado, elevada ao status de entidade de classe dois anos depois. Em 26 de maio de 1953, uma assembleia geral da categoria deliberou pela transformação da associação em sindicato.

“Enfrentando a ditadura, resistindo ao neoliberalismo ou superando crises, o Sindjorce segue firme no seu propósito de representar os jornalistas e defender os direitos da categoria”, afirmam as autoras.

Na ocasião, serão homenageados o presidente fundador do Sindjorce, Paulo Bonavides; a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), representada pelo seu presidente, Wil Pereira; o advogado trabalhista, Carlos Chagas; o Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Ceará, representado pelo seu coordenador, Reginaldo Aguiar; o procurador Regional do Trabalho, Francisco Gérson Marques; bem como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Com informações da Assembleia Legislativa