Bloco Matou a Pau…ta! estreia neste sábado (28/01) com concentração na Praça da Gentilândia

O bloco Matou a Pau…ta! estreia neste sábado, 28 de janeiro, no Pré-Carnaval de rua de Fortaleza com uma novidade: a concentração dos foliões passa a ser na Praça da Gentilândia, no Benfica, a partir de 17h30. Em sua 12ª edição, a agremiação que reúne jornalistas, radialistas, publicitários, demais profissionais da Comunicação e simpatizantes traz também outra inovação: terá desfile temático, em vez de homenagear um representante da categoria.

Com o slogan “Quem não reivindica, se trumbica”, o bloco dos jornalistas faz alusão ao momento político do país, em que a classe trabalhadora sofre a tentativa de retirada de direitos por parte do governo ilegítimo de Michel Temer e do Congresso Nacional.

“Mais uma vez, aproveitamos para cair na folia e passar a nossa mensagem para a população de Fortaleza: a de que não podemos admitir retrocessos nos direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora”, afirma a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce, Samira de Castro.

Samira lembra que, em 2014, o bloco desfilou pelas ruas do Centro com uma faixa em homenagem ao repórter cinematográfico Santiago Andrade, morto em serviço, no Rio de Janeiro, quando cobria uma manifestação. “Aproveitamos para cobrar das empresas de Comunicação e dos poderes públicos segurança para os Jornalistas”, lembra.

Desde 2010, a categoria leva para o pré-Carnaval as reivindicações das campanhas salariais. “Naquele ano, saímos com faixa e pirulitos cobrando reajuste salarial, horas extras, vale refeição e outros direitos”, comenta a presidente do Sindjorce.

A realização do ”Matou a Pau..ta!” é uma iniciativa do Sindjorce, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio do  Edital do Ciclo Carnavalesco 2017. Também são parceiros na iniciativa este ano o Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema) e a Griff do Bolo.

12 anos de agremiação

A ideia do “Matou a Pau…ta!” surgiu em 2006 pelas mãos da diretoria do Sindjorce, com a proposta de reunir quem normalmente não podia brincar o Carnaval porque estava no plantão”. Até 2016, a cada ano, alguém da categoria era homenageado, ao ser escolhido como “editor do bloco”, com sua caricatura estampando os abadás.

Já foram homenageados pelo bloco: o repórter fotográfico Tuno Vieira (2016), o jornalista, radialista e presidente da Crônica Carnavalesca Francisco Félix (2015), o jornalista, radialista e folclorista Paulo Tadeu (2014), o jornalista Sérgio de Sousa (2012), a jornalista Carla Soraya (2011), o diretor da AD2M Mauro Costa (2010), Samira de Castro (2009), Ivonilo Praciano (2008) e o professor da UFC Ronaldo Salgado (2007). Em 2013, os foliões mais assíduos foram homenageados.

As marchinhas e frevos serão tocados pela banda de metais “Boca Folia”. Outra característica do Matou a Pau…ta! é o desfile dos bonecos gigantes, réplicas com dois metros de altura de alguns dos homenageados. “O cortejo dos bonecos chama a atenção da população, que já aderiu ao bloco dos jornalistas, sempre ao som de Quem não se comunica, se trumbica, venha pro bloco dos jornalistas”, comenta Samira.

Serviço:

Matou a Pau…ta!

Estreia: 28/01/2017

Hora: 17h30 às 21h

Concentração: Praça da Gentilândia

Desfiles: 04, 11 e 18/02

Abadás: Venda no local (R$ 30,00, com direito a três latinhas de cerveja). Jornalistas sindicalizados pagam R$ 25,00.