Câmara Municipal de Fortaleza realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Jornalista

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (6/04), Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional dos Jornalistas, em atendimento ao requerimento 061/2022 de autoria do vereador Júlio Brizzi (PDT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Lúcio Bruno (PDT), no ato representando o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos convidados o vereador disse que a homenagem é direcionada à profissão que representa a pilastra da própria democracia brasileira, “esse é um momento marcante pois estamos defendendo essa profissão tão importante, que traz notícia, apura e divulga, e é uma profissão muito antiga. O que seria do país se não fossem os jornalistas? o que seria do mundo? O jornalista colhe e passa a informação seja boa ou ruim, para que a sociedade possa se informar e evoluir. O que seria do mundo com tanta notícia falsa, ou estratégia política de grupos determinados como forma de enganar as pessoas?, indagou”.

O vereador questionou o que seria do mundo e do Brasil se não fossem os profissionais de comunicação, “principalmente quando o principal gestor do país ataca os jornalistas com desprezo e ameaças. Exaltando ditadura, a tortura, o golpe militar, o ódio, a violência e tudo que a gente não acredita. O jornalista não é só aquele que assina a matéria, o professor, aquele que apura e dá a notícia, vocês representam muito mais do que isso, representam a democracia e o verdadeiro estado de direito” concluiu. Em seguida Brizzi citou profissionais que faleceram, devido a Covid-19, entre eles o professor Gilmar de Carvalho, Francisco de Assis Tavares, Juarez Filho, Fernando Ribeiro e Alexandre Rangel.

Após o pronunciamento do vereador Júlio Brizzi aconteceram as homenagens da Noite. Receberam certificados alusivos ao Dia Nacional dos Jornalistas os seguintes profissionais: Moacir Maia dos Santos; Inês Aparecida; Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce), representado pelo seu presidente Rafael Mesquita; Jocasta Pimentel Araújo e Marina Alves, representada pelo seu pai Arnaldo Freitas Bezerra.

Em nome dos homenageados falou o jornalista Moacir Maia que destacou a responsabilidade de falar algumas palavras em nome dos homenageados, “Quero estender essa lembrança a toda categoria que é indispensável, fundamental para a democracia. Ao longo da história temos dado exemplos de luta pela causa maior desse país. Recentemente liguei para a professora Adísia Sá para falar sobre a Medalha Iracema, comenda da Prefeitura de Fortaleza que ela receberia e ela cantou aquela musica que diz ‘se queres fazer por mim que façam agora, me dê flores em vida, o carinho e mão amiga’”, disse.

Moacir Maia lembrou que esteve na Câmara há dois anos para receber o Título de Cidadão e ressaltou que todo jornalista que adota uma cidade passa a defendê-la com ardor. “Aqui nessa cidade nos acostumamos a dizer muito obrigado por tudo que recebemos”. Pontuou em uma guerra a primeira vítima é a verdade, e frisou que os ataques que os jornalistas sofrem atualmente o fazem acreditar o quão é importante é essa função. Ele finalizou sua fala destacando a grandeza da homenagem prestada pela Câmara aos jornalistas. “A arte do jornalismo é confortar os desafios e de desafiar os confortados. Obrigado pela homenagem e dizer a nossa felicidade não alcança a grandeza da benevolência de vocês,” finalizou.

A mesa de honra contou com as presenças do propositor da sessão, vereador Júlio Brizzi; vereador Wellington Saboia; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Rafael Mesquita; a segunda vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro; diretor da TV Fortaleza, Ítalo Lima; o coordenador do curso de jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNi7), Magela Lima.

Fonte: CMFor

Fotos: Evilázio Bezerra