A Campanha de Sindicalização e Atualização Cadastral “Juntos, somos mais fortes”, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), chega aos veículos de comunicação do Grupo O Povo esta semana. Haverá atendimento nos dias 20 (8h às 18h), 21 (8h às 10h e 12h às 14h) e 22 (8h às 11h e 12h às 14h) de junho.
Amanhã, durante todo o dia, o Sindjorce irá realizar, na redação do jornal O Povo, Rádio O Povo CBN e TV O Povo novas sindicalizações e pré-sindicalizações, bem como atualização cadastral de antigos sócios, além de apresentar facilidades para quem quer negociar débitos e renovar/solicitar documentos como a Carteira Nacional de Jornalista (da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ) e Carteira Internacional de Jornalista (da Federação Internacional dos Jornalistas – FIJ).
A iniciativa vai garantir facilidades a jornalistas para se associar ou regularizar sua situação junto ao Sindicato. Os sindicalizados contam com benefícios como preços menores para fazer a carteira da FENAJ, descontos em convênios e assessoria jurídica diferenciada.
Por que se sindicalizar e atualizar o cadastro?
Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito do trabalhador e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores e sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los.
“Para que um sindicato seja forte e tenha poder de negociação, é necessário que ele possua grande número de profissionais sindicalizados. Uma participação efetiva poderá fazer toda a diferença nas lutas que são travadas pelos trabalhadores, principalmente, quando as questões estão relacionadas às condições salariais e de trabalho. Nesta conjuntura de destruição dos direitos, sindicatos fortes e massivos são fundamentais”, diz Samira de Castro, presidente do Sindjorce.
Benefícios da sindicalização:
- Desconto na emissão da carteira da FENAJ e possibilidade de emissão da carteira internacional (FIJ);
- Assessoria jurídica trabalhista;
- Receber todos os informativos eletrônicos;
- Fazer uso dos convênios e descontos em serviços;
- Descontos ou gratuidade em cursos oferecidos pelo Sindicato;
- Votar e ser votado nos fóruns da categoria.
Documentação Necessária à Sindicalização:
Para quem tem o registro profissional:
Uma cópia dos seguintes documentos:
- CPF;
- RG;
- Carteira de Trabalho Profissional (CTPS): foto e verso e a que contém o registro profissional;
- Diploma;
- Cópia de comprovante de residência (não autenticado);
- Duas fotos 3×4.
Para quem ainda não tem registro (somente no caso dos jornalistas de imagem, cuja obtenção do registro é iniciada no sindicato):
São necessárias 2 (duas) cópias dos seguintes documentos:
- CTPS (folha da foto e verso);
- CTPS Original;
- RG;
- CPF;
- 2 (duas) fotos 3X4 (sendo uma para a carteira de identidade da FENAJ e outra para a ficha do associado);
- Comprovante de endereço.
Conheça as vantagens para quem atualizar o cadastro e estiver inadimplente:
Associados que possuam dívidas de mensalidades superiores a seis meses, podem pagá-las com desconto. Ao jornalista desempregado é concedida isenção da mensalidade sindical, desde que informe à Secretaria do Sindjorce e comprove sua situação.
Novos sindicalizados ou para quem estiver regular e atualizar o cadastro:
- Desconto de 20% na anuidade à vista;
- Desconto de 10% na semestralidade à vista;
- Desconto de 15% na anuidade no cheque pré-datado;
- Desconto de 10% na semestralidade no cheque pré-datado.