Campanha Salarial de Mídia Eletrônica: MPT agenda mediação para 16 de junho

Lampadinha7O Ministério Público do Trabalho (MPT) agendou para o dia 16 de junho, às 9h, a primeira mediação da Campanha Salarial 2016 de Mídia Eletrônica. O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (Sindatel) foram notificados em despacho assinado pela procuradora Geórgia Maria da Silveira Aragão.

Os jornalistas reivindicam reajuste de 15,73% para o piso, demais salários, seguro de vida e reportagem especial. Além disso, pleiteiam cursos de capacitação profissional (mediante permuta das empresas) e segurança no exercício profissional, com a adoção de uma cláusula que prevê fornecimento de equipamentos de proteção individual e treinamentos para coberturas de conflitos.

“A pauta, aprovada em assembleia pela categoria no dia 8 de dezembro de 2015, é bastante enxuta e leva em consideração o atual momento político e econômico do país”, afirma a presidente do Sindjorce, Samira de Castro. Ela acrescenta que o reajuste salarial prevê a recomposição inflacionária acrescida de 4% de ganho real.

A presidente do Sindjorce comenta que Fortaleza registrou aumento de 3,45% na compra de espaços publicitários em 2015, em comparação com o ano anterior, movimentando R$ 2,995 bilhões em anúncios de janeiro a dezembro de 2015. “Sabemos que a maior parcela desses recursos vai para o segmento de televisão. Desta forma, esperamos o bom senso das empresas para fechar a negociação com a categoria”, diz.