Casa Civil encaminha à Secretaria da Saúde pedido de vacinação contra Covid-19 para jornalistas

O pedido do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) de inclusão dos profissionais da categoria entre os grupos prioritários do Plano de Operacionalização para Vacinação Contra a Covid-19 foi direcionado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conforme ofício de resposta enviado pelo secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, jornalista Chagas Vieira.

No documento, recebido pelo Sindjorce na última segunda-feira (25/01), o secretário informa que a demanda foi encaminhada à Sesa, “responsável pela área, para a devida avaliação em consonância com as atuais recomendações protocolares de imunização e a quantidade de vacinas disponibilizadas no Ceará”.

A inclusão dos profissionais do Jornalismo entre os grupos prioritários para vacinação se dá pelo fato de a categoria estar, desde o primeiro momento da pandemia, incluída no rol de atividades essenciais, tanto por decreto federal quanto estadual. Diversos trabalhadores da mídia estão nas ruas, cobrindo a crise sanitária in loco, em hospitais e unidades de saúde e, portanto, sujeitos a contaminação.

O Sindjorce enviou a solicitação ao governador Camilo Santana no dia 8 de janeiro. Em seguida, no dia 14 de janeiro, após debate na Executiva, a Federação Nacional dos Jornalistas orientou os 31 sindicatos filiados a se dirigirem aos governo estaduais para para solicitarem a inclusão dos jornalistas entre os grupos prioritários de imunização contra a Covid-19, sob os mesmos argumentos apresentados pelo nosso sindicato”, explica o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita.

Levantamento preliminar à cargo do Departamento de Saúde, Segurança e Previdência da FENAJ já aponta um total de 71 jornalistas mortos em decorrência da contaminação pelo novo coronavírus, sendo três no Ceará. Diante dessa realidade, a maioria dos Sindicatos da categoria já solicitou aos governos estaduais a inclusão dos trabalhadores da mídia entre os grupos prioritários.

“Em Alagoas, o governado Renan Filho disse na coletiva de imprensa que a ideia do governo é incluir os profissionais da imprensa no grupo prioritário, junto com os profissionais da Educação. Vai depender da disponibilização dos imunizantes junto ao governo federal”, revela Mesquita.

O presidente do Sindjorce acrescenta que a ideia é que apenas os jornalistas que estão trabalhando em atividades externas, no setor privado ou no setor público, sejam imunizados após idosos em instituições de longa permanência, profissionais da saúde em atividade, indígenas e pessoas acima de 70 anos. “Estamos falando de um contingente de 500 a 800 pessoas”, estima Mesquita.

Confira aqui o ofício enviado pela Casa Civil