Ciclo de debates Comunicação para a Democracia discute a temática das fake news

Será realizado nesta quarta-feira (23), às 10h, na sala de videoconferência do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n), a primeira mesa do ciclo de debates Comunicação para a Democracia. Uma realização do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), do ICA, o evento pretende discutir o momento político atual sob o viés da comunicação.

“Entendendo-se a comunicação como dimensão fundamental para o regime democrático, o ciclo foi pensado como um espaço de reflexão sobre os aspectos políticos, econômicos, culturais, jurídicos e tecnológicos que impõem novos desafios nesse contexto de retirada de direitos fundamentais”, explica  Glícia Pontes, professora do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC.

A primeira mesa discutirá a temática das fake news, abordando como as  tecnologias podem servir a interesses econômicos e políticos. Para essa discussão, intitulada “Mentiras compartilhadas: a quem interessam as fake news?”, foram convidados a Profª Cláudia Linhares, secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e o jornalista e pesquisador Ilo Aguiar.

A segunda mesa do ciclo, a ser realizada no próximo mês, discutirá a relação entre comunicação e justiça e terá como convidadas a jornalista e pesquisadora Grazielle Albuquerque e a Profª Cynara Monteiro, do Curso de Direito da UFC. Com o título “A mídia de toga?: politização do Judiciário e judicialização da política”, a mesa será no dia 12 de junho, às 10h, no auditório do Curso de Geografia (bloco 902 do Campus do Pici).

Os eventos do ciclo são todos gratuitos, com emissão de certificado, sem necessidade de inscrição prévia. A iniciativa tem parceria com os Cursos de Publicidade e Propaganda e Sistemas e Mídias Digitais e conta com o apoio do ICA.

Fonte: Profª Glícia Pontes, do Curso de Publicidade e Propaganda – fone: 85 3366 9222


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA