Cursistas apresentam produtos em Comunicação no Seminário final do Curso Dandara dos Palmares

Ao final de dez encontros, o Curso Dandara dos Palmares – Gênero, Raça e Etnia na Comunicação encerra sua primeira turma no dia 14 de novembro, com a realização do seminário “Visibilidade com diversidade: recomendações para uma boa prática comunicativa”. Na ocasião, as e os cursistas irão apresentar os trabalhos finais exigidos pela organização para a certificação daquelas e daqueles que atenderam às exigências de presença e participação ativa. Sete equipes irão expor seus produtos em Comunicação, totalizando 33 concludentes.

Série de vídeos, podcasts, campanha, festival, mídias sociais digitais e fanzine estão entre os produtos que a turma de concludentes vai apresentar na quinta-feira (14/11), a partir das 18h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). Na ocasião, o professor doutor Carlos Subuhana, que foi Coordenador de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (COPAF/PROPAE) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), fará a certificação dos participantes do Curso Dandara dos Palmares.

A UNILAB é uma das entidades parceiras do Sindjorce e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) nesse projeto pioneiro de extensão universitária que debatei, ao longo do mês de outubro, estratégias para a construção de uma Comunicação antirracista, antimachista, e anti-etnocêntrica. O Curso Dandara é financiado por edital da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, tendo apoio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa, ADUFC, mandatos da deputada Augusta Brito (PCdoB) e da Vereadora Larissa Gaspar (PT) e da Comissão de Mulheres do PT Ceará.

Foram dez encontros formativos nos quais a turma debateu conceitos sobre negritude e feminismos. Nada menos do que 22 pessoas palestraram durante a formação sobre temas como “Por uma Comunicação negra e feminista”, “História do Movimento negro no Ceará”, “Existe Racismo no Brasil? A falácia da igualdade racial e a folclorização da população negra”, “Políticas Públicas e Desigualdade Racial”, “A representação da mulher na mídia”, “Mídia e Direitos da Mulher”, “Mídia e combate à violência contra a mulher”, “Empoderamento político e econômico das mulheres”, entre outros.