Curso Abdias Nascimento é fruto de parcerias com instituições e movimentos sociais

O Curso “Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial”, projeto social realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que tem o objetivo de incentivar a formação de profissionais da comunicação para a temática raça e etnia, inicia suas formações no dia 21 de agosto. Com preparação a todo vapor, a formação é resultado de uma série de parcerias com instituições de ensino, gestões públicas e movimentos sociais.

“Colocamos o projeto debaixo do braço e fomos buscar o fortalecimento institucional. Como resultado, o curso está sendo abraçado por diversos grupos ligados à luta pela igualdade racial”, narra o secretário-gral do Sindjorce e um dos coordenadores da qualificação profissional, Rafael Mesquita.

Presidente Samira de Castro e secretário-geral Rafael Mesquita com a secretária da Ciência e Tecnologia do Estado, Nágyla Drumond

A primeira instituição a juntar forças ao curso foi a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Através de intermediação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Ceará e das Pró-reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis, foi constituído um Termo de Parceria para a certificação do Abdias Nascimento como curso de extensão da UECE.

É parceiro ainda o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Instalado no Rio de Janeiro e dirigido pela PhD. Elisa Larkin Nascimento, o IPEAFRO  exerce ações na área de ensino, pesquisa, cultura e documentação de questões relacionadas à população afrodescendente. A entidade é ainda responsável pela guarda do arquivo e memória de Abdias Nascimento.

Zelma Madeira, Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Ceará, Samira de Castro e Rafael Mesquita

Os Executivos da Capital e do Estado apoiam a inciativa. As Coordenadorias Especiais de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Ceará e de Fortaleza, através dos titulares, respectivamente Zelma Madeira e Sérgio Granja, garantiram o fortalecimento institucional do curso, com a disponibilização de conteúdos e iniciativas governamentais.

Diretores do Sindjorce com a pró-Reitora de Políticas Afirmativas e Estudantis Socorro Camelo Maciel, e pelo professor doutor Carlos Subuhana, da Coordenadoria de Políticas Afirmativas da Unilab

Já a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) se junta ao projeto de aperfeiçoamento profissional por meio da disponibilização de dois docentes, que colaborarão pedagogicamente, e também irão chancelar a qualificação com certificado de curso de extensão.

Sandra Petit, coordenadora do Núcleo de Africanidades Brasileiras – NACE, da Faculdade de Educação da UFC, e os discentes do programa de pós-graduação em Educação, Kellynia Farias e Rafael Ferreira da Silva com os diretores do Sindjorce

Professores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace), igualmente atuarão no Curso Abdias. O Nace e o Sindjorce constituíram parceria para o Curso Abdias e para o Memórias de Baobá 2018. Este último é encontro anual sobre africanidades organizado pelo Núcleo.

Por fim, o movimento negro se faz presente através de cooperação oferecida pelo Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer). “Estamos abertos a outros parceiros, sobretudo movimentos e coletivos de negros e negras, a fim de fazer desta formação um importante momento de discussão sobre como a mídia pode e deve colaborar para o debate da igualdade racial no Brasil”, conclui a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.