Dirigentes do Sindjorce e da FENAJ serão homenageados em Sessão Solene da Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação/ALCE

A Assembleia Legislativa, atendendo a proposta do deputado Leonardo Araújo (MDB), subscrita pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB), realiza nesta terça-feira (10/05), às 16h, no Plenário 13 de Maio,  sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista. Na oportunidade, dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) serão homenageados.

Integram a lista, Rafael Mesquita, presidente do sindicato e diretor de mobilização da Federação, Samira de Castro, segunda vice-presidenta da FENAJ e diretora de comunicação do Sindjorce, Déborah Lima, ex-presidenta do sindicato e atualmente delegada do Ceará na Fenaj, e Salomão de Castro, membro da Comissão Nacional de Ética.

Além deles, outros jornalistas, por indicação de parlamentares, do Sindjorce e da Associação Cearense de Imprensa, também receberão homenagens. São eles José Anderson Freire Sanders, Angela Maria Marinho Pereira, Emília Augusta Furtado Pamplona Bedê, Helena Martins Rêgo Barreto, Demitri Túlio Silva Araújo, Carmina Maria Feitosa Dias, Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho (In Memoriam), Emanuel Carlos da Silva (In Memoriam) e Agostinho Gósson (In Memoriam).

Segundo o deputado Leonardo Araújo, “a data é importante pois agracia todos os profissionais que, desde o período colonial, levam à sociedade a informação, conhecimento, fatos e notícias que ajudam a população a se informarem sobre o mundo social e político, e são pilares para o pleno funcionamento do Estado Democrático de Direito”, ressalta.

O autor da proposição salienta ainda que o jornalista exerce um papel relevante  se tornando  indispensável  para  o  bom  funcionamento  de  uma sociedade. “Cabe ao jornalista interpretar a informação e atribuir sentido, a esta a fim de  permitir  ao  receptor  a  possibilidade de reflexão e interpretação”, enfatiza.

O Dia do Jornalista é comemorado em anualmente em sete de abril e foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931 como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Batista Líbero Badaró.

Com informações da ALCE