Encontro de Jornalistas em Assessoria de Imprensa aborda os desafios da hiperconectividade

O cenário da comunicação está em constante transformação, e jornalistas e profissionais de assessoria de comunicação e imprensa enfrentam desafios cada vez mais complexos na era da hiperconectividade. Para discutir essas questões e explorar as oportunidades que surgem no mundo digital, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) está organizando o IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI).

Com o tema “Além das Ondas Digitais: Navegando Pelos Desafios da Assessoria de Imprensa na Era da Hiperconectividade,” o evento está agendado para ocorrer de 27 a 29 de outubro de 2023, no Anfiteatro Prof. Willis Santiago Guerra, da Faculdade de Direito da UFC, localizado na Rua Meton de Alencar S/N, Centro, Fortaleza/CE.

O EEJAI promete ser um evento enriquecedor, com uma programação abrangente que inclui uma conferência, quatro painéis temáticos, uma feira de inovação em comunicação e a participação de 10 convidados/palestrantes de destaque na área. Ao todo, serão 16 horas de programação repletas de conhecimento e networking.

Entre os participantes, estarão lideranças sindicais e políticas, profissionais experientes e professores de importantes universidades, todos engajados em discussões relevantes sobre a assessoria de imprensa na era digital.

Inscrições

As inscrições para o IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa estão abertas, com os seguintes valores:

• Profissional associado: R$ 25,00
  • Profissional não associado: R$ 100,00
  • Estudante: R$ 25,00

Acesse o formulário de inscrição diretamente no link: https://forms.gle/M4Sh7tKAKXTr3Kwe8

Eleição de delegados para o ENJAI

Um ponto importante a destacar é que o EEJAI Ceará tem um papel fundamental na preparação para o XXII Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, que ocorrerá em Salvador/BA, de 16 a 19 de novembro de 2023, com o tema “Assessoria de Imprensa e os Desafios da Atualidade”. A programação nacional é organizada pelas diretorias da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). Para garantir a representatividade do Ceará no evento nacional, o EEJAI elegerá cinco delegados profissionais que participarão do ENJAI.

Apoiadores e inscrições gratuitas

Além disso, é importante mencionar que profissionais de comunicação que pertençam aos apoiadores do evento podem se inscrever gratuitamente no EEJAI. Entre os apoios institucionais já fechados, estão a Câmara Municipal de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema) e Sindicato dos Fazendários do Ceará (SINTAF).

Programação:

27 de Outubro – Sexta-feira

14h – Feira de Inovação em Comunicação: Projetos em Comunicação Sindical

15h30 – Feira de Inovação em Comunicação: Projetos em Comunicação Corporativa

19h – Solenidade de abertura

20h – Conferência Magna – Profissão de Jornalista: A Inclusão da Função de Assessor(a) de Imprensa na Regulamentação Profissional

• Convidada: Luizianne Lins (jornalista, professora da Universidade Federal do Ceará – UFC, doutora em comunicação e deputada federal pelo PT-CE)

28 de Outubro – Sábado

9h – Painel 1 – Inovação e empreendedorismo: assessoria de imprensa além do convencional

• Convidadas: Vera Longuini (jornalista e diretora do Ateliê da Notícia) e Ludmila Wanbergna (mestre em gestão e inovação em saúde e chefe da Unidade de Imprensa e Informação Estratégica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH).

10h30 – Intervalo

11h – Painel 2 – Questões e impactos sociais: da responsabilidade à mudança de paradigma

• Convidadas/os: Solange Engelmann (jornalista, doutora em comunicação e informação e integrante do setor de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST) e Edwin Carvalho (jornalista, doutor em jornalismo, metre em mídia e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri – UFCA).

12h30 – Almoço

14h – Painel 3 – Setor Público e o engajamento com a sociedade

• Convidadas/os: Bianca Felippsen (jornalista e coordenadora de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Ceará), Reginaldo Aguiar (jornalista, mestre em comunicação, cultura e tecnologias da informaçãoe Secretário de Comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará) e Helga Rackel (jornalista, coordenadora de Comunicação da Secretaria de Saúde do Ceará – SESA e possui MBA em Gestão Estratégica de Marketing Digital).

15h30 – Intervalo

16h – Painel 4 – Assessoria de comunicação de impacto nas redes: navegando pelas oportunidades na era da informação instantânea

• Convidadas/os: Ismar Capistrano (jornalista, mestre e doutor em comunicação e professor da Universidade Federal do Ceará – UFC) e Mauro Costa (jornalista, sócio-fundador e diretor de comunicação institucional da AD2M Engenharia de Comunicação. Tem mais de 25 anos de experiência no mercado da Comunicação Corporativa).

29 de Outubro – Domingo

9h – Plenária Final do Congresso

• Aprovação de propostas para o Plano de Lutas dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa e Comunicação do Ceará e Debate de teses do Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação.

12h – Encerramento e homenagens.